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Coleção Digital
Título: CORRELAÇÃO ENTRE MOBILIDADE URBANA E DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO Autor: MATHEUS ROCHA PITTA CHACUR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO BESSERMAN VIANNA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70034
Catalogação: 15/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70034&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70034
Resumo:
Título: CORRELAÇÃO ENTRE MOBILIDADE URBANA E DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO Autor: MATHEUS ROCHA PITTA CHACUR
Nº do Conteudo: 70034
Catalogação: 15/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70034&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70034
Resumo:
O presente trabalho pretende demonstrar a correlação entre desigualdade social e mobilidade urbana, na região metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). Para tanto, são valoradas as perdas de bem estar, de equidade de oportunidades e do Produto Interno Bruto (PIB) originadas pelos problemas da mobilidade urbana fluminense. O impacto econômico é calculado através de duas metodologias distintas, a primeira, conhecida na literatura como produtividade marginal ou produção sacrificada (Seroa da Motta 1997) e, a segunda, a metodologia para cálculo do custo dos congestionamentos, utilizada pela Firjan (2014). Posteriormente, são acrescidos ao custo total os impactos sociais e ambientais, resultantes de políticas mal implementadas por governantes brasileiros, entre elas, destacam-se, concessões fiscais às montadoras de automóveis, subsídios à gasolina e desincentivo aos modais públicos e sustentáveis. Entendemos, também, que estas políticas acabam por incentivar o uso do transporte particular em detrimento dos modais de massa, o que, consequentemente, gera prejuízos à qualidade de vida da população, ocasionando uma perda dupla.
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