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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UMA ANÁLISE DA VARIABILIDADE DO DESEMPENHO NO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) Autor: LOUISE DO NASCIMENTO MARQUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HELENICE CHARCHAT FICHMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70032
Catalogação: 15/04/2025 Liberação: 15/04/2025 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70032&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70032&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70032
Resumo:
Título: UMA ANÁLISE DA VARIABILIDADE DO DESEMPENHO NO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) Autor: LOUISE DO NASCIMENTO MARQUES
Nº do Conteudo: 70032
Catalogação: 15/04/2025 Liberação: 15/04/2025 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70032&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70032&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70032
Resumo:
O controle inibitório regula comportamentos, emoções e cognição,
sendo essencial para a adaptação ambiental. No Transtorno do Espectro
Autista (TEA), déficits nessa função afetam desempenho acadêmico e social.
No Estudo 1 (n = 82), crianças e adolescentes com TEA (n = 18), Transtorno
do Desenvolvimento Intelectual (TDI) (n = 16) e desenvolvimento típico (n
= 48) realizaram o Stroop Victoria (inibição de leitura) e o Go/No-Go
(inibição motora). No Estudo 2 (n = 97), a análise de perfis latentes
identificou subgrupos dentro do TEA, incluindo o Five-Digit Test (FDT) para
avaliar controle inibitório e flexibilidade cognitiva. No Estudo 1, crianças
com TEA apresentaram dificuldades no Go/No-Go, com mais erros, enquanto
no Stroop Victoria seu desempenho foi semelhante ao grupo controle, mas
superior ao grupo TDI. No Estudo 2, emergiram três perfis: Médio (34 por cento),
Médio Inferior (41 por cento) e Abaixo da Média (25 por cento), este último com maiores
déficits e mais comorbidades, como sintomas de TDAH. O desempenho do
grupo TEA variou conforme a tarefa e o nível de dificuldade, destacando a
heterogeneidade do controle inibitório na amostra e a influência da idade e
escolaridade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |