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Título: UMA ANÁLISE DA VARIABILIDADE DO DESEMPENHO NO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Autor: LOUISE DO NASCIMENTO MARQUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HELENICE CHARCHAT FICHMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70032
Catalogação:  15/04/2025 Liberação: 15/04/2025 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70032&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70032&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70032

Resumo:
O controle inibitório regula comportamentos, emoções e cognição, sendo essencial para a adaptação ambiental. No Transtorno do Espectro Autista (TEA), déficits nessa função afetam desempenho acadêmico e social. No Estudo 1 (n = 82), crianças e adolescentes com TEA (n = 18), Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) (n = 16) e desenvolvimento típico (n = 48) realizaram o Stroop Victoria (inibição de leitura) e o Go/No-Go (inibição motora). No Estudo 2 (n = 97), a análise de perfis latentes identificou subgrupos dentro do TEA, incluindo o Five-Digit Test (FDT) para avaliar controle inibitório e flexibilidade cognitiva. No Estudo 1, crianças com TEA apresentaram dificuldades no Go/No-Go, com mais erros, enquanto no Stroop Victoria seu desempenho foi semelhante ao grupo controle, mas superior ao grupo TDI. No Estudo 2, emergiram três perfis: Médio (34 por cento), Médio Inferior (41 por cento) e Abaixo da Média (25 por cento), este último com maiores déficits e mais comorbidades, como sintomas de TDAH. O desempenho do grupo TEA variou conforme a tarefa e o nível de dificuldade, destacando a heterogeneidade do controle inibitório na amostra e a influência da idade e escolaridade.

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