$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: FICÇÕES EM GAIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS SERES DA FICÇÃO NAS CIÊNCIAS DE GAIA
Autor: JOÃO VICTOR DE ALMEIDA CONSOLI
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 70025
Catalogação:  15/04/2025 Liberação: 13/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70025&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70025&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.70025

Resumo:
O presente artigo visa investigar a relação dos seres da ficção, como os nomeia Bruno Latour, com as ciências de Gaia, nomeadas a partir da Hipótese de Gaia formulada por James Lovelock e Lynn Margulis. Dessa maneira, os objetivos serão os de traçar um paralelo de relacionalidade entre o que a autora Frédérique Aït-Touati chama de narrativas factualizantes e narrativas ficcionalizantes, entender qual o local da ficção na ciência e o motivo de sua utilização na prática científica, e por último, buscar compreender, a partir de Gaia, como o modo de existência das ciências e da ficção poderiam, não apenas dialogar, mas coexistir nesse novo ator global. Minha hipótese é de que, com o Reawakening de Gaia, esse novo ser que é convocado a responder às questões globais, os seres da ficção e suas narrativas ganhem cada vez mais espaço na ciência e na filosofia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui