$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada





Título: A DYNAMIS E A INSTAURAÇÃO ONTOLÓGICA NO SOFISTA DE PLATÃO
Autor: JOSIAS ISRAEL FERREIRA ALVES
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 70004
Catalogação:  14/04/2025 Liberação: 13/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70004&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70004&idi=2

Resumo:
O presente trabalho apresenta o importante papel que a nova definição de Ser como dynamis, apresentada no Sofista (247e), desempenha na nova ontologia exposta no diálogo. Antes dessa passagem, no entanto, o Estrangeiro de Eleia empreende uma investigação que visa colocar sob exame as principais teses ontológicas daquela época. A nosso ver, torna-se imprescindível a análise da investigação empreendida pelo Estrangeiro, bem como de suas implicações para o estabelecimento da nova definição expressa em 247e. O artigo está dividido em quatro seções: a) a primeira, contextua a necessidade da investigação sobre o Ser; b) a segunda, examina os argumentos lançados sobre a tese monista; c) a terceira se detém sobre a célebre passagem da gigantomaquia (246a-249b) e à primeira menção da definição de ser ali proposta; d) a quarta seção se dedica a mostrar como a definição de Ser como dynamis exerce um importante papel no paradoxo dos aprendizes tardios e possibilidade de comunicação entre os gêneros. Com base nisso, espera-se com as considerações finais reconhecer o importante papel exercido da definição Ser como dynamis no estabelecimento dos gêneros supremos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui