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Título: REDES NEURAIS RECORRENTES E ANÁLISE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA PARA PREVISÃO E MEDIÇÃO DA INFLUÊNCIA ENTRE AS VARIÁVEIS DE EMISSÕES E CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM VEÍCULOS
Autor: CAIO COUTINHO PALMIERI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULO IVSON NETTO SANTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69935
Catalogação:  10/04/2025 Liberação: 10/04/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69935&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69935&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69935

Resumo:
Este trabalho desenvolve modelos preditivos baseados em Redes Neurais Recorrentes (RNNs) e Long Short-Term Memory (LSTM) para prever emissões de poluentes e consumo de combustível em veículos, utilizando dados históricos como hodômetro e tipo de combustível. As RNNs e LSTMs, por sua capacidade de capturar padrões complexos em séries temporais, são aplicadas para identificar tendências e prever comportamentos futuros, contribuindo para a eficiência energética e a redução de emissões. Além disso, uma análise estatística multivariada com o Random Forest e outros algoritmos, como AdaBoost e Gradient Boost, é realizada para avaliar a influência das variáveis independentes na variável alvo, permitindo identificar fatores críticos que impactam no desempenho veicular. A combinação dessas técnicas de aprendizado de máquina e ciência de dados oferece soluções robustas e inovadoras, promovendo o desenvolvimento sustentável ao enfrentar desafios ambientais e econômicos relacionados à poluição atmosférica e à otimização do setor de transporte.

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