XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: RECURSOS DIDÁTICOS SOB O ENFOQUE DO DESIGN EM PARCERIA: UMA TRANSGRESSÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA Autor: VANESSA VILLARINHO ESTEVES CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69918
Catalogação: 10/04/2025 Liberação: 11/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69918&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69918&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69918
Resumo:
Título: RECURSOS DIDÁTICOS SOB O ENFOQUE DO DESIGN EM PARCERIA: UMA TRANSGRESSÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA Autor: VANESSA VILLARINHO ESTEVES CASTRO
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69918
Catalogação: 10/04/2025 Liberação: 11/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69918&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69918&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69918
Resumo:
Esta dissertação reflete sobre duas décadas de experiência no
magistério, destacando a importância de trabalhos significativos e
colaborativos no processo de ensino-aprendizagem. A partir da questão
central sobre a possibilidade de revitalizar o encantamento pela escola,
que muitas vezes se perde devido à ausência de atividades lúdicas e
criativas, o texto apresenta exemplos práticos de atividades colaborativas
e criativas nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Estas práticas
visam recuperar o afeto e o protagonismo dos estudantes e dos
professores, estabelecendo um ponto de conexão com o Design em
Parceria. Nesse contexto, tanto professores quanto estudantes
colaboram para criar soluções inovadoras para desafios ou projetos
específicos, refletindo a preocupação em buscar novas abordagens e
formas criativas de ensino, alinhadas com os princípios do Design para
formar pessoas mais críticas e engajadas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |