$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: UMA ANALISE DOS MODELOS DE PEQUENO PORTE DO BANCO CENTRAL DO BRASIL PELA RESPOSTA A POLITICA MONETARIA
Autor: HENRIQUE BEHRENS ASSUNÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCIO GOMES PINTO GARCIA - ORIENTADOR
EDUARDO AMARAL - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 69878
Catalogação:  08/04/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69878&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69878

Resumo:
Esta monografia avalia a evolução dos modelos de pequeno porte utilizados pelo Banco Central do Brasil para a tomada de decisão na política monetária sob o regime de metas de inflação. A avaliação concentra-se nas funções de impulso-resposta diante de choques na política monetária, com ênfase nas respostas da inflação e do hiato do produto. A análise consiste na estimação de 3 modelos desenvolvidos pelo Banco Central do Brasil: M3E (2010), M3E+ (2015) e M5E (2020). Utilizando dados trimestrais de 2003 a 2019 e uma abordagem de equações simultâneas, o estudo analisa as respostas das simulações em 3 etapas: comparação entre os modelos estimados, aderência do M5E com as estimações do Banco Central e comparação com modelos de outros países. Os resultados indicam que o modelo mais recente, M5E, apresenta respostas mais semelhantes ao modelo desenvolvido pelo FMI para outros países. Os resultados reforçam a importância da atualização dos modelos como ferramenta de condução de política monetária no regime de metas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui