XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DETERMINANTES DO ACESSO AO FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR (FIES): UMA ANÁLISE REGIONAL Autor: ILAN DAHIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
NAPOLEAO LUIZ COSTA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69847
Catalogação: 07/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69847&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69847
Resumo:
Título: DETERMINANTES DO ACESSO AO FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR (FIES): UMA ANÁLISE REGIONAL Autor: ILAN DAHIS
Nº do Conteudo: 69847
Catalogação: 07/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69847&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69847
Resumo:
O objetivo do estudo é analisar o efeito de variáveis socioeconômicas na participação dos estudantes no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) no período pré-pandemia e durante a pandemia da Covid-19, com cortes transversais entre 2019 e 2021. Por meio de uma abordagem quantitativa, utilizando o Modelo de Probabilidade Linear (MPL),
foram investigados os efeitos de determinantes como sexo biológico, nota do ENEM, renda per capita, tipo de escola de origem, etnia e composição familiar na probabilidade de participação do estudante no FIES, separando a análise pelas regiões brasileiras. Os resultados mostraram que no período pré-pandemia aumentou o número de participantes no FIES, onde mulheres e
estudantes com melhores notas no ENEM tiveram maior probabilidade de acessar o FIES, enquanto estudantes mais velhos e de grupos étnicos minoritários tiveram menor probabilidade de participação no FIES.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |