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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: GRÊMIOS ESCOLARES E NOVOS CAMINHOS PARTICIPATIVOS: UM ESTUDO DE CASO Autor: CAMILA MOURA PINTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69802
Catalogação: 01/04/2025 Liberação: 01/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69802&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69802&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69802
Resumo:
Título: GRÊMIOS ESCOLARES E NOVOS CAMINHOS PARTICIPATIVOS: UM ESTUDO DE CASO Autor: CAMILA MOURA PINTO
Nº do Conteudo: 69802
Catalogação: 01/04/2025 Liberação: 01/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69802&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69802&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69802
Resumo:
Pesquisas acadêmicas na área de juventude e política vêm apontando que a
via política tradicional tem sido rejeitada como caminho participativo pela grande
maioria dos jovens brasileiros. Também suas causas e bandeiras, de acordo com as
mesmas reflexões, vão adquirindo ação mais local, destacando-se forte atuação
nos bairros, vizinhanças e nas escolas, configurando novos espaços e formas de
engajamento. Partindo destas colocações, esta pesquisa buscou compreender o
atual significado dos grêmios estudantis, visto que essas associações são
historicamente conhecidas por abrigarem as primeiras experiências e vivências
políticas da juventude. Buscando enfocar os sentidos atribuídos pelos próprios
jovens ao grêmio, a pesquisadora escolheu como metodologia de pesquisa o
estudo de caso junto a um grêmio atuante em uma escola confessional católica
do Rio de Janeiro, utilizando como referencial metodológico, Robert Yin (2010).
O conceito de política utilizado procurou relacionar três concepções da mesma, a
saber: a relação amigo-inimigo (BOBBIO, 1986), como estratégia de convivência
(PARO, 2002, 2010) e como ação transformadora, oriundo das opiniões dos
próprios sujeitos da pesquisa. O grêmio foi compreendido enquanto organização
política, pois levou em consideração a dimensão política de suas atividades,
destacando a relação entre a entidade estudantil e uma das coordenações do
colégio, assim como a negociação por espaços de atuação dentro da escola,
compreendidas enquanto uma situação de Jogo Político escolar. Por afastar-se
de concepções que limitam o significado político do grêmio à sua vinculação ao
movimento estudantil, a pesquisadora acredita que o estudo amplia o
entendimento acerca da interface entre juventude, política.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |