$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: GRÊMIOS ESCOLARES E NOVOS CAMINHOS PARTICIPATIVOS: UM ESTUDO DE CASO
Autor: CAMILA MOURA PINTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69802
Catalogação:  01/04/2025 Liberação: 01/04/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69802&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69802&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69802

Resumo:
Pesquisas acadêmicas na área de juventude e política vêm apontando que a via política tradicional tem sido rejeitada como caminho participativo pela grande maioria dos jovens brasileiros. Também suas causas e bandeiras, de acordo com as mesmas reflexões, vão adquirindo ação mais local, destacando-se forte atuação nos bairros, vizinhanças e nas escolas, configurando novos espaços e formas de engajamento. Partindo destas colocações, esta pesquisa buscou compreender o atual significado dos grêmios estudantis, visto que essas associações são historicamente conhecidas por abrigarem as primeiras experiências e vivências políticas da juventude. Buscando enfocar os sentidos atribuídos pelos próprios jovens ao grêmio, a pesquisadora escolheu como metodologia de pesquisa o estudo de caso junto a um grêmio atuante em uma escola confessional católica do Rio de Janeiro, utilizando como referencial metodológico, Robert Yin (2010). O conceito de política utilizado procurou relacionar três concepções da mesma, a saber: a relação amigo-inimigo (BOBBIO, 1986), como estratégia de convivência (PARO, 2002, 2010) e como ação transformadora, oriundo das opiniões dos próprios sujeitos da pesquisa. O grêmio foi compreendido enquanto organização política, pois levou em consideração a dimensão política de suas atividades, destacando a relação entre a entidade estudantil e uma das coordenações do colégio, assim como a negociação por espaços de atuação dentro da escola, compreendidas enquanto uma situação de Jogo Político escolar. Por afastar-se de concepções que limitam o significado político do grêmio à sua vinculação ao movimento estudantil, a pesquisadora acredita que o estudo amplia o entendimento acerca da interface entre juventude, política.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui