$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL: EXPRESSÃO DE SINODALIDADE NAS DIRETRIZES GERAIS DA IGREJA NO BRASIL
Autor: FABIO AUGUSTO WELTER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69795
Catalogação:  01/04/2025 Liberação: 02/04/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69795&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69795&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69795

Resumo:
Esta pesquisa aborda a realidade do Conselho Pastoral Paroquial como um instrumento privilegiado de implantação da eclesiologia do Concílio Vaticano II, de modo especial, em sua imagem de comunhão e participação. Com a conclusão do Sínodo dos Bispos sobre o tema da sinodalidade e a busca de caminhos para que a Igreja do século XXI possa viver a sua missão de caminhar juntos, o Conselho Pastoral Paroquial, desde a sua gênese conciliar e na sua configuração jurídica no Código de Direito Canônico, foi apontado pelas Diretrizes Gerais da Igreja do Brasil como instrumento efetivo para a realização da Igreja como comunhão e para envolver os batizados, clérigos, religiosos e religiosas, leigos e leigas na participação e na corresponsabilidade, fazendo perceber que a sinodalidade já vinha acontecendo na Igreja do Brasil. A participação dos batizados nos processos de tomada de decisão, práticas de prestação de contas e avaliação, ocorrem por meio de mediações institucionais, principalmente nos organismos de participação. A conversão pastoral em perspectiva sinodal será promissora e perceptível quando esses organismos forem assumidos com toda a sua eficiência e vitalidade efetivas, possibilitando a corresponsabilidade de todos os batizados e batizadas na vida e no cuidado pastoral das comunidades eclesiais. A Igreja só realizará a comunhão de todos se houver estruturas de participação que possibilitem tal comunhão. Na Igreja do Brasil, as Diretrizes Gerais orientaram essa caminhada nestes últimos 60 anos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui