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Título: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: IDEOLOGIAS (LINGUÍSTICAS) NO FAZER PEDAGÓGICO
Autor: GABRIELA VIOL VALLE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - ORIENTADOR
DANUSIA TORRES DOS SANTOS - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 69760
Catalogação:  27/03/2025 Liberação: 28/03/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69760&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69760&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69760

Resumo:
Esta tese investiga o campo do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), refletindo, através de narrativas, sobre as práticas pedagógicas e sobre as ideologias linguísticas de professores atuantes nessa área e abordando a complexidade do fazer docente em contextos de vulnerabilidade. A pesquisa, de abordagem qualitativa e interpretativista, analisou narrativas de oito professores de PLAc, buscando entender como suas experiências e vivências moldam suas práticas. O foco foi, mais especificamente, analisar as percepções dos professores sobre suas experiências em sala de aula e problematizar as ideologias linguísticas que orientam essas práticas. O estado da arte de PLAc mostra a ênfase dada ao seu público-alvo, os aprendizes, que se encontram em situação de refúgio, mas discussões com perspectivas que colocam como figura as experiências dos professores parecem ter, ainda, pouca atenção; o caráter plural e complexo desse contexto de ensino, destaca a necessidade de reflexão sobre as especificidades do PLAc. A pesquisa parte de uma abordagem metapragmática, que considera os professores como agentes reflexivos. Para pensar e discutir o contexto do ensino de PLAc, utilizo, além das teorias que fundamentam o entendimento de lingua(gem) desta pesquisa, que inclui os aportes teóricos de ideologias sociais e linguísticas e análise de narrativa, os conceitos de translinguagem, de interculturalidade e de pluricentrismo. Após as análises das narrativas dos professores participantes da pesquisa, foi possível observar que eles reconhecem a urgência do ensino de PLAc como um aspecto emergencial, enfatizando a necessidade de um olhar sensível e acolhedor, que vá além do ensino da língua em si. As narrativas também apontam para a carência de materiais didáticos específicos e para a importância de metodologias que contemplem a realidade dos alunos, abordando não apenas o aprendizado linguístico, mas também a inserção social e cultural. O grande desafio da área, também apontado pelos professores em suas narrativas, é o entendimento do PLAc como uma vertente de ensino de LA que precisa ser desenvolvida em todos os seus aspectos. As narrativas ressaltam a necessidade de maior apoio e reconhecimento dos professores e a consequente diminuição de seu caráter voluntário, que, apesar de ser muito importante e admirável, pode ser, em contraponto, um fator limitante para sua legitimação. Este trabalho foi desenvolvido visando contribuir para uma compreensão mais aprofundada do ensino de PLAc, propondo que a formação docente deve incluir uma reflexão crítica sobre as ideologias que orientam a prática, promovendo um ensino que respeite e valorize a diversidade cultural dos aprendizes. Por fim, destaco a necessidade de políticas públicas mais efetivas e de um fortalecimento da formação de professores para que possam atender de forma adequada às demandas do PLAc, ampliando as possibilidades de atuação dos profissionais para que alcancem o objetivo de acolhimento e inclusão social dos aprendizes.

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