$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: DIDÁTICA DA HISTÓRIA E A REPRESENTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE TEMPORALIDADE HISTÓRICA PARA TURMAS DE SEXTO ANO ATRAVÉS DA AULA-OFICINA
Autor: FABIO DE MELO ASSUMPCAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69698
Catalogação:  20/03/2025 Liberação: 21/03/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69698&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69698&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69698

Resumo:
Ensinar História a partir de imagens ainda é uma prática pouco utilizada na sala de aula. Esta pesquisa, através da perspectiva da Didática da História proposta pelo historiador Jörn Rüssen, tem por objetivo discutir como o uso do desenho pode ser utilizado para o aprendizado da temporalidade histórica, objeto do conhecimento proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa decorre de uma prática de aula com turmas de sexto ano do Ensino Fundamental, por mim desenvolvida e que me acompanha desde 1999 quando comecei a minha vida profissional. Esta prática consiste no desenvolvimento de uma oficina de ensino de História intitulada Vamos aprender a (sua) História? que têm por objetivos fazer com o que os alunos que saem dos anos iniciais descubram um sentido em aprender História a partir de suas próprias experiências e memórias. A geração de vínculo com os alunos é o primeiro passo para colocar em prática a Didática da História. Esta pesquisa usará como fonte a produção intelectual dos alunos, narradas pictoricamente, para comprovar o efetivo aprendizado histórico a partir da sua consciência histórica A oficina de desenho foi realizada entre fevereiro e março de 2024 no GET Escrito Millôr Fernandes, localizado na Maré, cidade do Rio de Janeiro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui