XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: VIS-SEMA: APOIO AO DESIGN DE VISUALIZAÇÕES DE DADOS PARA NOVATOS Autor: BRUNA MORAES FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69687
Catalogação: 20/03/2025 Liberação: 21/03/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69687&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69687&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69687
Resumo:
Título: VIS-SEMA: APOIO AO DESIGN DE VISUALIZAÇÕES DE DADOS PARA NOVATOS Autor: BRUNA MORAES FERREIRA
Nº do Conteudo: 69687
Catalogação: 20/03/2025 Liberação: 21/03/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69687&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69687&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69687
Resumo:
Interpretar e criar visualizações de dados são habilidades essenciais na
sociedade atual, em que o uso de dados é intensivo. Visualizações são ferramentas para extrair e comunicar informações de dados de forma eficiente. No entanto, novatos, com nenhuma ou pouca experiência com visualizações,
muitas vezes têm dificuldades com atividades que envolvem mapeamentos visuais. Compreender essas dificuldades e investigar maneiras de melhorar o design de visualização de informação visam a capacitar os novatos a explorar melhor seus dados de forma independente. Nesse contexto, esta pesquisa almeja identificar e compreender lacunas no processo de design de visualização, e fornecer subsídios para que novatos possam planejar suas visualizações de forma adequada. Durante a pesquisa, realizamos dois estudos empíricos. O primeiro foi um estudo de observação do processo de design de visualizações, realizado com cinco profissionais de diferentes empresas. Neste estudo, mapeamos as etapas do processo e o material criado foi avaliado por dois especialistas em visualizações. Identificamos dificuldades e decisões inadequadas
dos participantes, principalmente nas atividades de escolha de visualizações e
mapeamento de variáveis para estas visualizações. Com base nos resultados
e em trabalhos extraídos da literatura, propusemos e avaliamos um material
didático estruturado, VIS-SeMa. O material é baseado em templates genéricos e exemplos concretos de questões e visualizações para apoiar novatos nas atividades de seleção de visualizações e mapeamento de variáveis. No segundo
estudo, avaliamos a viabilidade do VIS-SeMa. Os resultados mostraram que
o material apoiou boa parte dos participantes na seleção de visualizações e
criação de mapeamentos visuais de forma correta. Nossa pesquisa contribui
também com um processo de estudo baseado em utilizar questões para avaliar
visualizações criadas e identificar decisões e dificuldades de novatos. Com o
material VIS-SeMa, observamos a preferência dos participantes por conteúdos
visuais e que a apresentação de exemplos concretos ajudou no entendimento
de como fazer o mapeamento das variáveis para as visualizações e que combinar a anatomia (templates genéricos) das questões e das visualizações com os exemplos facilitou a compreensão por novatos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |