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Título: CINEMA É CACHOEIRA E FILMES SÃO DE PLÁSTICO: ADIVINHADORES DE CINEMAS CONTEMPORÂNEOS E SUAS POÉTICAS DRAMATÚRGICAS RELACIONAIS
Autor: SAMANTHA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA PAULA VEIGA KIFFER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69670
Catalogação:  18/03/2025 Liberação: 21/03/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69670&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69670&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69670

Resumo:
A tese investiga, a partir de análise bibliográfica interdisciplinar, material de arquivo e de entrevistas semiestruturadas, como a multicentralidade do desenvolvimento de ideias e das produções audiovisuais contribuiu para o surgimento de poéticas relacionais dramatúrgicas no cinema brasileiro contemporâneo. O primeiro capítulo discute os aspectos culturalistas, distributivistas, universalistas e concentracionistas das políticas públicas e privadas setoriais desenvolvidas pelo campo audiovisual, com foco no pequeno movimento de desconcentração regional percebido nas duas primeiras décadas do século XXI. O segundo capítulo apresenta a chave teórica com a qual o corpus é abordado e delineia o conceito de poéticas relacionais dramatúrgicas, que subsidia o estudo das práticas adotadas e dos resultados estéticos obtidos pelas produtoras audiovisuais Rosza Filmes, sediada no Recôncavo da Bahia, e Filmes de Plástico, criada na área metropolitana de Belo Horizonte, em seus longa-metragens de ficção. O terceiro e último capítulo desvenda como seus agentes criativos construíram modos próprios e autônomos para o desenvolvimento e a produção de suas estórias e como, a partir de seus pontos de observação do mundo, eles esculpiram enredos originais, que colocaram em cena paisagens, corpos e vidas até então ausentes nas telas do cinema brasileiro. A tese constata que novos agentes criativos surgiram e ocuparam um espaço no cinema nacional com filmes ficcionais focados em repertórios afetivos multicentrados, populares, porém não massificados, distintos em si. Recomenda, por fim, a reabertura dos caminhos políticos que possibilitem continuidade no alargamento da diversidade narrativa regional na produção audiovisual brasileira.

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