XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CINEMA É CACHOEIRA E FILMES SÃO DE PLÁSTICO: ADIVINHADORES DE CINEMAS CONTEMPORÂNEOS E SUAS POÉTICAS DRAMATÚRGICAS RELACIONAIS Autor: SAMANTHA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA PAULA VEIGA KIFFER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69670
Catalogação: 18/03/2025 Liberação: 21/03/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69670&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69670&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69670
Resumo:
Título: CINEMA É CACHOEIRA E FILMES SÃO DE PLÁSTICO: ADIVINHADORES DE CINEMAS CONTEMPORÂNEOS E SUAS POÉTICAS DRAMATÚRGICAS RELACIONAIS Autor: SAMANTHA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 69670
Catalogação: 18/03/2025 Liberação: 21/03/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69670&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69670&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69670
Resumo:
A tese investiga, a partir de análise bibliográfica interdisciplinar, material
de arquivo e de entrevistas semiestruturadas, como a multicentralidade do
desenvolvimento de ideias e das produções audiovisuais contribuiu para o
surgimento de poéticas relacionais dramatúrgicas no cinema brasileiro
contemporâneo. O primeiro capítulo discute os aspectos culturalistas,
distributivistas, universalistas e concentracionistas das políticas públicas e
privadas setoriais desenvolvidas pelo campo audiovisual, com foco no pequeno
movimento de desconcentração regional percebido nas duas primeiras décadas do
século XXI. O segundo capítulo apresenta a chave teórica com a qual o corpus é
abordado e delineia o conceito de poéticas relacionais dramatúrgicas, que subsidia
o estudo das práticas adotadas e dos resultados estéticos obtidos pelas produtoras
audiovisuais Rosza Filmes, sediada no Recôncavo da Bahia, e Filmes de Plástico,
criada na área metropolitana de Belo Horizonte, em seus longa-metragens de
ficção. O terceiro e último capítulo desvenda como seus agentes criativos
construíram modos próprios e autônomos para o desenvolvimento e a produção de
suas estórias e como, a partir de seus pontos de observação do mundo, eles
esculpiram enredos originais, que colocaram em cena paisagens, corpos e vidas
até então ausentes nas telas do cinema brasileiro. A tese constata que novos
agentes criativos surgiram e ocuparam um espaço no cinema nacional com filmes
ficcionais focados em repertórios afetivos multicentrados, populares, porém não
massificados, distintos em si. Recomenda, por fim, a reabertura dos caminhos
políticos que possibilitem continuidade no alargamento da diversidade narrativa
regional na produção audiovisual brasileira.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |