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Título: BRANQUITUDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: TENSÕES E POSSIBILIDADES DE AVANÇO NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Autor: CAROLINE DOS SANTOS MACIEL SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69667
Catalogação:  18/03/2025 Liberação: 18/03/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69667&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69667&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69667

Resumo:
O trabalho apresenta os resultados da pesquisa Branquitude no Ensino de Ciências: tensões e possibilidades de avanço na educação das Relações ÉtnicoRaciais, desenvolvida entre 2020 e 2023 com professores de Ciências e Biologia atuantes na Educação Básica do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Entendendo o Ensino de Ciências como campo potente para promover reflexões e mudança de paradigmas rumo a uma sociedade antirracista, esta pesquisa investigou de que maneira a branquitude atravessa o discurso sobre Relações Étnico-Raciais (RER) e a narrativa de educadores de Ciências e Biologia sobre as práticas pedagógicas no Ensino de Ciências dos Anos Finais e Ensino Médio do colégio, buscando identificar terrenos discursivos de tensionamento ou que favoreçam possíveis avanços no combate ao racismo a partir da prática do Ensino de Ciências. A análise dos dados desta pesquisa apoiou-se nos referenciais teóricos das Relações ÉtnicoRaciais no Ensino de Ciências e Branquitude na Educação. A análise qualitativa das entrevistas aponta para o enfoque da raça como tema atrelado a conteúdos específicos do Ensino de Ciências, com destaque para os conteúdos de Corpo Humano e Genética, além de indicar uma abordagem tangencial do tema, que entra como um complemento das temáticas tradicionais do currículo. A instituição é largamente percebida como diversa, entendendo-se aqui diversidade como a presença de alunos pertencentes aos grupos raciais pretos e pardos. Apesar do pouco ou nulo contato com a temática da RER durante a formação, os educadores buscam informar-se sobre o tema por iniciativa própria, e o caminho mais citado foi o contato com professores das disciplinas de História e Sociologia na busca por referências, conteúdos e desenvolvimento de reflexões. Esse dado pode indicar que a garantia de espaços seguros de debate dentro da escola, a troca entre pares e a formação continuada são caminhos potentes para produzir o engajamento docente em um Ensino de Ciências comprometido com a educação das Relações Étnico- Raciais. A pesquisa também sugere como o conceito de branquitude permite entender compreensões, relações e atitudes dos docentes no campo do Ensino de Ciências diante do conceito de raça e dos conteúdos científicos, ilustrando caminhos para desenvolvimento e ampliação do debate.

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