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Título: EXTRAINDO A ESTRUTURA DE SEÇÃO DE CURRÍCULOS EM PORTUGUÊS
Autor: MATHEUS TELLES WERNER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EDUARDO SANY LABER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69660
Catalogação:  18/03/2025 Liberação: 21/03/2025 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69660&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69660&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69660

Resumo:
Esta tese apresenta um novo analisador de currículos projetado para reorganizar o conteúdo textual de qualquer currículo em sua estrutura de seção original. Nosso trabalho aborda dois desafios práticos negligenciados pela literatura existente: (i) garantir a ordem de leitura correta do texto recuperado do arquivo de currículo e (ii) extrair individualmente todas as seções, bem como as subseções de experiências de trabalho e educação. Levando em consideração a observação de que a maioria dos currículos adere a modelos básicos de documentos, reformulamos o problema da ordem de leitura como uma tarefa de identificação de modelos de documento. Nossos experimentos sugerem que mesmo um pequeno modelo amplamente utilizado como o EfficientNet-B0 pode identificar com precisão modelos de documento comuns. Além disso, propomos uma abordagem de rotulação de sequências que identifica simultaneamente todas as seções do currículo e algumas subseções. Implementamos e comparamos duas soluções baseados nos conhecidos modelos CRF e BERT. Nossa avaliação fornece fortes evidências de que o CRF pode servir como uma alternativa prática ao BERT, dependendo do hardware e das restrições orçamentárias. Eles produzem resultados comparáveis em termos de identificação de seções de currículo, enquanto o BERT demonstra uma vantagem substancial ao identificar as subseções de educação e experiências de trabalho.

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