$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A RELAÇÃO ENTRE A CHINA E OS ESTADOS UNIDOS SEGUNDO A PERSPECTIVA SISTÊMICA DA ECONOMIA-MUNDO CAPITALISTA
Autor: CECILIA MENEZES BARBOSA DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ISABELA NOGUEIRA DE MORAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69656
Catalogação:  18/03/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69656&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69656&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69656

Resumo:
O objetivo do presente trabalho é analisar as razões que favoreceram a aproximação entre os EUA e a China durante a década de 1970, época em que ambos enfrentavam debilidades internas e internacionais, e ainda abordar de que forma a relação entre as nações contribuiu para os avanços do desenvolvimento chinês. Como forma de fundamentar o objetivo proposto, será utilizado o embasamento teórico da perspectiva do sistema-mundo descrevendo a posição hierárquica ocupada pelos EUA e pela China no sistema. Segundo Wallerstein e Fiori, esta relação varia de acordo com a posição em que cada país ocupa na divisão internacional do trabalho. Atualmente vivemos em uma economia-mundo capitalista caracterizada por um sistema complexo e competitivo, na qual o poder central, em momento de contração, recria seu próprio concorrente em busca de alternativas que favoreçam a permanecia e a expansão deste poder. Esse contexto possibilita a ocorrência de realocações produtivas no sistema que muitas vezes acabam por favorecer o próprio adversário criado pelo poder central. É nessa conjuntura que se constrói a relação de complementaridade, comercial e econômica, entre os EUA e a China a partir da década de 1970.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui