$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC | MARC |



Título: DESENHO AVESSO AO RISCO ÓTIMO PARA PROJETOS DE HIDROGÊNIO VERDE NO BRASIL: UMA ABORDAGEM DE OTIMIZAÇÃO ESTOCÁSTICA
Autor: LUANA DE SOUZA GASPAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALEXANDRE STREET DE AGUIAR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69614
Catalogação:  13/03/2025 Liberação: 27/10/2025 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69614&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69614&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69614

Resumo:
Apesar do papel relevante do hidrogênio verde no caminho para a neutralidade climática, seu mercado ainda é incipiente, especialmente devido ao seu alto custo de produção em comparação ao hidrogênio cinza. Para reduzir custos no curto prazo, é necessária uma seleção ótima de portfólio, considerando a rede como um backup, para atingir um fornecimento de eletricidade mais barato e estável. Outros aspectos podem ajudar a reduzir custos, como flexibilidade de demanda, redução de riscos percebidos e implementação de armazenamento de hidrogênio. Para testar e analisar o impacto desses aspectos nos custos de produção de hidrogênio e no design do projeto, um modelo de otimização foi desenvolvido e implementado na linguagem de programação Julia. Usando o modelo, foi possível concluir que o uso da rede como backup tem o impacto mais relevante no custo nivelado de hidrogênio (LCOH), reduzindo-o de 6,4 USD/kg no caso de referência para 4 USD/kg. No entanto, a possibilidade de usar a rede e ainda cumprir a regulamentação europeia para RFNBO estará em risco se a participação de energia gerada com combustíveis fósseis aumentar no sistema elétrico brasileiro. Sem a possibilidade de usar a rede, os projetos brasileiros de hidrogênio precisarão adotar outros métodos de flexibilidade e aversão ao risco para reduzir o LCOH e ainda manter uma possível posição no mercado internacional de hidrogênio.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui