$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A INCERTEZA E O IMPACTO NAS VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS
Autor: MANUELA FORTES LORENZO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EDUARDO ZILBERMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69610
Catalogação:  13/03/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69610&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69610

Resumo:
No Brasil, enfrenta-se, há alguns anos, um período de alta incerteza econômica. Em 2016, os desdobramentos da Operação Lava Jato, assim como o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, amplificaram ainda mais a crise política no país. Preocupações com a piora das contas fiscais e a incapacidade de se realizar o ajuste necessário também contribuíram para manter o grau de confiança dos agentes em níveis historicamente baixos. Frente a este alto nível de insegurança que abate a economia brasileira, devemos nos perguntar o quanto a atividade econômica está sendo de fato impactada. Assim, o objetivo deste trabalho é provar que a incerteza afeta negativamente a atividade econômica no Brasil, mostrando quais variáveis macroeconômicas são mais afetadas. Para tanto, utilizou-se a dispersão entre as expectativas dos agentes econômicos como uma proxy para incerteza, e depois, através do método de estimação de Vetores Autorregressivos (VAR), foi possível analisar o efeito de choques de incerteza nas variáveis macroeconômicas pelo uso das Funções de Resposta ao Impulso. A fonte para os dados de incerteza foi a pesquisa Focus, do Banco Central, e os dados das variáveis macroeconômicas foram coletados do Ipeadata. Dessa forma, provou-se que o aumento da incerteza tem efeito negativo sobre as variáveis macroeconômicas. As variáveis mais afetadas pelo choque de incerteza são a Confiança do Consumidor, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central e a Produção Industrial, diminuindo em média cerca de 1 por cento, 0,4 por cento e 0,6 por cento respectivamente, após um choque de incerteza. Tanto o IPCA quanto o IBOV não apresentam impactos muito significativos. Igualmente observa-se que choques de incerteza são transmitidos rapidamente para a economia, não levando mais de seis meses para produzirem seu efeito máximo. Ademais, realizou-se uma análise histórica dos principais eventos de incerteza do Brasil desde 2002, a partir da qual notou-se que a medida de incerteza utilizada reflete de forma adequada a incerteza político-econômica, podendo assim ser usada como proxy para incerteza.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui