$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: UM ESTUDO PILOTO USANDO VINHETAS DE ANCORAGEM E O MODELO PROBABILÍSTICO DE RASCH: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA MEDIÇÕES DE DEMOCRACIA
Autor: CLARA MONTEIRO VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ELISABETH COSTA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69554
Catalogação:  06/03/2025 Liberação: 10/03/2025 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69554&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69554&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69554

Resumo:
A medição de fenômenos psicossociais, como a democracia, é um desafio, dada a influência de percepções subjetivas e variáveis difíceis de medir. É fundamental que avaliações de democracia tenham resultados confiáveis e comparáveis, já que exercem um papel vital na análise de realidades políticas e influenciam a tomada de decisões a nível nacional e internacional. Embora elementos centrais da Ciência da Medição permeiem as discussões sobre a medição da democracia, aspectos importantes devem ser abordados para alinhar os métodos usados nesse campo com preceitos fundamentais da metrologia. Estudos recentes sugerem a incorporação da abordagem psicométrica conhecida como o modelo Rasch no sistema metrológico associado a cada atributo, como potencial solução aos desafios de prover medidas comparáveis e confiáveis de grandezas psicossociais. Contudo, esta abordagem ainda não foi explorada na medição da democracia. Este estudo aplica o modelo Rasch ao sistema de medição de democracia do projeto Varieties of Democracy (V-Dem) e à sua base de dados de vinhetas de ancoragem recentemente incorporada. Analisam-se as respostas dos codificadores aos indicadores que constituem o survey do V-Dem sobre Deliberação. O método proposto examina o desempenho do sistema, considerando os avaliadores como o elemento sensor e os indicadores como a estrutura do sistema de medição. As fontes de incerteza de medição são discutidas no modelo do sistema de medição. O estudo revela itens com questões críticas para revisão com base em múltiplos parâmetros, incluindo o funcionamento diferencial dos itens conforme o continente de origem dos avaliadores e dimensões secundárias a afetar o sensor. O tratamento desses elementos pode contribuir à maior confiabilidade da medição de democracia e ao avanço da pesquisa em ciência política.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui