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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: GESTÃO PÚBLICA E FRUIÇÃO CULTURAL DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA Autor: LEONARDO CORREA MINERVINI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69546
Catalogação: 06/03/2025 Liberação: 07/03/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69546&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69546&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69546
Resumo:
Título: GESTÃO PÚBLICA E FRUIÇÃO CULTURAL DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA Autor: LEONARDO CORREA MINERVINI
Nº do Conteudo: 69546
Catalogação: 06/03/2025 Liberação: 07/03/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69546&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69546&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69546
Resumo:
Esta tese tem como objetivo conhecer e caracterizar o papel e a atuação
da gestão pública no desenvolvimento de iniciativas de fomento à fruição cultural
de estudantes na educação básica. Para o alcance dos objetivos definidos visando
ao desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados os seguintes recursos
metodológicos: identificação dos equipamentos culturais administrados pela
gestão pública de estados e capitais municipais brasileiras; levantamento de
programas e projetos desenvolvidos pelas secretariais estaduais e municipais das
capitais brasileiras, com ênfase em práticas que promovem alguma interlocução
entre a educação básica e as manifestações artísticas e culturais; aplicação de
questionário online a gestores dos equipamentos culturais públicos do município
do Rio de Janeiro; e realização de entrevistas semiestruturadas com gestores
públicos das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura do Rio de Janeiro.
Os resultados da pesquisa indicam que há nas capitais municipais expressiva
oferta de equipamentos culturais sob a responsabilidade da administração pública,
incluindo diversas modalidades de espaços especializados para as manifestações
artísticas e culturais. Soma-se a isso, a existência de programas e projetos
promovidos pela iniciativa pública em todo o território nacional que têm como
intuito inserir as artes e a cultura nos currículos de educação básica. Ao identificar
e caracterizar as ações promovidas pelas secretarias de educação e de cultura,
concluiu-se que as áreas têm como enfoque pressupostos distintos, sendo o
incentivo à produção artística a principal ênfase de atuação da educação,
enquanto o fomento ao acesso à fruição se faz mais presente no contexto da
gestão cultural quando em diálogo com a educação, fatores que indicam o
potencial de integração e complementariedade entre os dois campos. Nesse
sentido, entende-se que o fomento ao acesso de estudantes da educação básica
à fruição deve ser uma iniciativa promovida, necessariamente, de forma integrada
entre as gestões cultural e educacional, sobretudo ao considerar que ambas
possuem responsabilidades, capacidades e mecanismos de implementação
distintos e interdependentes. Dados obtidos na pesquisa realizada no município
do Rio de Janeiro indicam que o fomento ao acesso de estudantes à fruição
artística e cultural não se constitui como uma política pública, mas ocorre por meio
de programas, em estágios mais avançados no caso dos museus, e através de
projetos, aulas-passeio e outras ações pontuais articuladas de maneira direta
entre os equipamentos culturais e as escolas. As entrevistas realizadas com
gestores públicos demonstram que a ida de grupos escolares aos equipamentos
culturais públicos da cidade, proporcionada pela escola, representa, em sua
maioria, a primeira experiência de acesso à fruição para estudantes, sendo
também comum que tais iniciativas se configurem como a primeira oportunidade
de acesso para docentes. Por fim, a perenidade dos avanços atuais obtidos no
campo da gestão cultural pública carioca, assim como a possibilidade de
implementação de programas intersetoriais entre educação e cultura voltados à
fruição cultural que sejam sistemáticos e duradouros, depende de fatores políticos,
sendo necessária a adoção de medidas que defendam premissas democráticas e
a continuidade de políticas e programas públicos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |