$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: A POSIÇÃO DO BRASIL NA COP15
Autor: TIAGO NOGUEIRA PIMENTA DOS REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LETICIA DE ABREU PINHEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69426
Catalogação:  19/02/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69426&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69426

Resumo:
Esta monografia analisa o processo de formulação da política externa brasileira para mudanças climáticas, utilizando como recorte específico a COP15 realizada em 2009 na cidade de Copenhague. São identificados os principais atores envolvidos do nível doméstico e do nível internacional e a forma como eles se articularam e participaram do processo decisório brasileiro. Utilizo o modelo do jogo de dois níveis de Robert Putnam, 1988. Por meio dele é possível analisar o processo decisório brasileiro com relação a sua política climática, e identificar o papel de coordenação entre os dois níveis desempenhado pelo Executivo Federal, mais especificamente por sua agência de Relações Exteriores, o Itamaraty.Por fim, identifico uma ruptura na posição tradicional do Brasil com relação a compromissos ambientais, que passa a assumir metas quantificadas de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa. E o que segue é uma análise sobre as principais causas e fatores que resultaram na posição brasileira adotada no âmbito da COP15.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui