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Título: A ESTÉTICA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: A PERSPECTIVA PIRATA, A RESISTÊNCIA CRIATIVA E UMA NOVA VISÃO DA ORDEM
Autor: PEDRO VINHAES CARDOSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS FREDERICO PEREIRA DA SILVA GAMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69412
Catalogação:  18/02/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69412&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69412

Resumo:
Esta monografia busca defender a existência de uma dimensão da atividade pirata alternativa à articulada nos discursos do Estado, das Instituições Internacionais e das grandes corporações de mídia. Através do controle e da instrumentalização dos principais veículos de comunicação, os Estado Unidos e Hollywood, por exemplo, conseguem reforçar as idéias de que os regimes de propriedade intelectual são positivos, e que a pirataria é sempre negativa para a sociedade. A perspectiva pirata, conceito central do trabalho, é utilizada por indivíduos que buscam romper com as representações e definições conceituais da ordem moderna. Essa ruptura com o imaginário do senso comum é realizada através da criação de novos veículos de contrainformação e da criação de novas expressões culturais, causando um choque estético e uma mudança da população mundial. Em outras palavras, a perspectiva pirata permite uma resistência criativa, apresentando novas idéias, conceitos e representações no espaço político. Além disso, essa diferente dimensão estética da pirataria nos ajuda a compreender determinadas ações dos Estados piratas, que ignoram as patentes e copyrights em prol de um maior bem-estar de suas populações.

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