$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A UNIÃO ECONÔMICA E MONETÁRIA EUROPEIA E O CASO DA GRÉCIA E DA IRLANDA
Autor: ORLANDO RODRIGUES NETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS FREDERICO DE SOUZA COELHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69349
Catalogação:  11/02/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69349&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69349

Resumo:
Dois marcos econômicos do Século 21 incluem a implementação do Euro como a moeda única da UE e a crise financeira global, cujos primeiros sinais foram percebidos em 2007. O present estudo investiga até que ponto a orientação neoliberal do bloco econômico afeta a atual crise da Grécia e da Irlanda. Apesar de uma frágil indústria nacional em comum, o passado econômico e político turbulento da Grécia se difere amplamente do boom econômico da Irlanda desde a década de 80. Não obstante, a Grécia gozou – a Irlanda continuou a gozar – de um crescimento econômico em virtude de sua entrada na Zona do Euro. Uma vez que a crise do crédito atingiu as economias mundialmente, o déficit e a dívida nacional da Grécia e da Irlanda cresceram exponencialmente, se tornando a prioridade máxima dos planos de resgate do bloco. O que os resultados de tal investigação mostram é que os mecanismos neoliberais são responsáveis por agravar a crise cíclica dos países, mas que não são suficientes para gerar efeitos tão negativos. No entanto, o problema se esconde embaixo desses elementos, onde a fraca indústria local sustenta uma deficiência estrutural.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui