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Título: A RELEVÂNCIA DO CINEMA NA RE-PRODUÇÃO DA REALIDADE E NA REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA SOBERANIA NACIONAL: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE OS FILMES NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS E O TRIUNFO DA VONTADE
Autor: ISABEL OLIVEIRA MAZZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DIEGO SANTOS VIEIRA DE JESUS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69322
Catalogação:  10/02/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69322&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69322

Resumo:
O presente estudo vai investigar como são produzidas representações da realidade de modo a assumirem aparência de verdade. Para isso, serão estudados os filmes O Triunfo da Vontade (1935) e No Tempo das Diligências (1939), que contribuíram na segunda metade da década de 30, para a construção da idéia de identidade nacional na Alemanha nazista e nos Estados Unidos, respectivamente. Desta forma, busca-se compreender como se dá a construção discursiva das identidades nacionais de modo a conferir legitimidade a Estados soberanos. Em outras palavras, o estudo nos permitirá desconstruir idéias que tomamos como verdades absolutas, mas que por não possuírem significados definidos, se sustentam de acordo com uma lógica de representação, como o princípio da soberania nacional.

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