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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CURRÍCULO DE MATEMÁTICA E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS Autor: MARIA ISABEL RAMALHO ORTIGAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR - ORIENTADOR
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6931
Catalogação: 25/08/2005 Liberação: 25/08/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
TRABALHO PREMIADO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6931&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6931&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6931
Resumo:
Título: CURRÍCULO DE MATEMÁTICA E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS Autor: MARIA ISABEL RAMALHO ORTIGAO
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6931
Catalogação: 25/08/2005 Liberação: 25/08/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE

Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6931&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6931&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6931
Resumo:
Este trabalho investiga o currículo de Matemática do
Ensino Fundamental (5a a 8a séries) em relação aos
conteúdos ensinados e às práticas pedagógicas adotadas
pelos docentes. Partindo do princípio de que os conteúdos
são previamente selecionados pelo professor e abordados
nas aulas com ênfases diferenciadas, esta pesquisa busca
responder três questões: (a) que conteúdos de Matemática
são selecionados para o ensino de 5a a 8a série? (b) a
seleção de conteúdos matemáticos é influenciada pelo
perfil socioeconômico da clientela da escola?; (c) quais
características da prática pedagógica são associadas com a
seleção de conteúdos matemáticos. Para a realização do
estudo, um questionário auto-administrado foi submetido a
168 professores que lecionam Matemática no Ensino
Fundamental, em uma amostra probabilística de 48 escolas
municipais e particulares situadas na cidade do Rio de
Janeiro. O instrumento consistiu de 79 itens e buscou
investigar as afirmações dos docentes sobre suas práticas
pedagógicas em Matemática, e sobre a organização da sala
de aula. Adicionalmente, foram incluídas perguntas que
ajudassem a traçar um perfil dos professores. A opção
desta pesquisa foi por obter uma visão geral e ampliada do
ensino de Matemática. Neste sentido, olhamos mais de longe
para um grupo ampliado, ao invés de olhar bem de perto
para um caso pontual. A análise dos dados coletados foi
baseada na aplicação de um modelo de regressão. Os
resultados indicam que a seleção e a abordagem de
conteúdos matemáticos são fortemente condicionadas por
características do perfil socioeconômico médio dos
estudantes das escolas. Neste sentido, alunos de menor
poder aquisitivo são os que menos freqüentemente lidam com
Tratamento da Informação. Entretanto, quando o professor
afirma adotar livro didático em sala, os alunos têm maior
chance de lidarem com estes temas. Na rede pública,
características como uso de jogos e quebra-cabeças e
ênfase em resolução de problemas são fatores associados ao
aumento na chance de seleção de conteúdos matemáticos.
Estas características não influenciam a seleção em escolas
da rede particular.