$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC | MARC |



Título: A DIFUSÃO DA PERCEPÇÃO E DA OCORRÊNCIA DO BULLYING NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UMA VISÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Autor: FERNANDA HALEGUA GONZALEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO BAUMANN BURGOS (MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69300
Catalogação:  06/02/2025 Liberação: 15/10/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69300&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69300&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69300

Resumo:
Essa dissertação trata de um estudo do bullying como violência escolar. Visto que a problematização do bullying chegou no Brasil a partir dos estudos sobre violência escolar da década de 90, junto com a popularização dos estudos de Dan Olweus, e a visibilidade na mídia quanto a massacres, homicídios e suicídios relacionados a violência escolar. Procuramos enfatizar aqui o papel dos direitos humanos da criança e do adolescente na educação, que levou uma nova compreensão da criança e do adolescente sobre os direitos dos jovens e mudanças de políticas públicas nos países sobre tal. Em consequência dos tratados ratificados em direitos humanos, os países membros se atentaram à ampliação do acesso à escola e à garantia de permanência do alunato. É nesse contexto de massificação escolar e democratização da escola que surgem questionamentos sobre violência escolar e talvez uma das violências escolares mais traiçoeiras seja o bullying. Se faz aqui a análise de relatórios internacionais como da ONU, UNESCO e UNICEF para se compreender a problematização do fenômeno, assim como um levantamento bibliográfico sobre o tema. Por outro lado, também se pretende sociologizar a conceitualização de bullying reconhecendo-a como parta de dinâmicas de grupo das quais fazem parte a disputa de poder, comportamento agressivo e estigmatizações. Aqui, identificamos a fronteira do tema com o campo da psicologia, valorizando a importância de conceitos como como estresse, ambiente adaptativo e ganhos em reputação, que fomentam o debate.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui