XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SEMPRE QUANDO PENSO NISSO, EU ACHO BASTANTE CURIOSO: AVALIAÇÕES DE UM PROFESSOR SOBRE COMUNICAÇÃO À LUZ DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE Autor: LUCIA CRISTINA FERNANDES ANTUNES PROVENZANO
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 69292
Catalogação: 06/02/2025 Liberação: 25/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69292&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69292
Resumo:
Título: SEMPRE QUANDO PENSO NISSO, EU ACHO BASTANTE CURIOSO: AVALIAÇÕES DE UM PROFESSOR SOBRE COMUNICAÇÃO À LUZ DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE Autor: LUCIA CRISTINA FERNANDES ANTUNES PROVENZANO
Nº do Conteudo: 69292
Catalogação: 06/02/2025 Liberação: 25/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69292&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69292
Resumo:
Neste artigo trago o discurso de Paulo, um professor que reflete sobre o papel da comunicação na sua vida pessoal e
profissional. Os dados apresentados foram gerados durante uma conversa e tenho como objetivos (i) realizar a análise discursiva
da conversa gerada e (ii) reflexionar como a prática discursiva avaliativa cria sentidos sobre a comunicação para o participante
deste estudo. Me alinho com a estrutura teórica da Linguística Aplicada Contemporânea (Moita Lopes, 2006; Pennycook, 2006;
Rajagoplan,2003, 2006) e para fundamentar a análise me baseio na Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; Halliday;
Matthiessen, 2014), com foco no Sistema de Avaliatividade, (Martin; White 2005), em especial no subsistema da Atitude. Nos
dados analisados percebe-se o predomínio do afeto de insegurança e insatisfação com o uso da comunicação. Os dados
também apontam para a reflexão que o participante faz sobre os seus entendimentos de comunicação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |