$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: SEMPRE QUANDO PENSO NISSO, EU ACHO BASTANTE CURIOSO: AVALIAÇÕES DE UM PROFESSOR SOBRE COMUNICAÇÃO À LUZ DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Autor: LUCIA CRISTINA FERNANDES ANTUNES PROVENZANO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 69292
Catalogação:  06/02/2025 Liberação: 25/02/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69292&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69292

Resumo:
Neste artigo trago o discurso de Paulo, um professor que reflete sobre o papel da comunicação na sua vida pessoal e profissional. Os dados apresentados foram gerados durante uma conversa e tenho como objetivos (i) realizar a análise discursiva da conversa gerada e (ii) reflexionar como a prática discursiva avaliativa cria sentidos sobre a comunicação para o participante deste estudo. Me alinho com a estrutura teórica da Linguística Aplicada Contemporânea (Moita Lopes, 2006; Pennycook, 2006; Rajagoplan,2003, 2006) e para fundamentar a análise me baseio na Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; Halliday; Matthiessen, 2014), com foco no Sistema de Avaliatividade, (Martin; White 2005), em especial no subsistema da Atitude. Nos dados analisados percebe-se o predomínio do afeto de insegurança e insatisfação com o uso da comunicação. Os dados também apontam para a reflexão que o participante faz sobre os seus entendimentos de comunicação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui