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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AH, ELE É ... - A RE CO CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ALUNOS A PARTIR DE AVALIAÇÕES DO TIPO JULGAMENTO NO DISCURSO DOCENTE Autor: THELMA CHRISTINA RIBEIRO CORTES
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 69283
Catalogação: 05/02/2025 Liberação: 25/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69283&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69283
Resumo:
Título: AH, ELE É ... - A RE CO CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ALUNOS A PARTIR DE AVALIAÇÕES DO TIPO JULGAMENTO NO DISCURSO DOCENTE Autor: THELMA CHRISTINA RIBEIRO CORTES
Nº do Conteudo: 69283
Catalogação: 05/02/2025 Liberação: 25/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69283&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69283
Resumo:
Por vezes, rotulamos pessoas e grupos, reproduzindo o senso comum, que propaga a ideia de identidade como algo
imutável (Norton, 2013). Para contestar esta reprodução e propagação equivocadas, este artigo tem por objetivo mostrar
como os discursos de três professoras, permeados por julgamentos, influenciaram a (re/co)construção identitária de seus
alunos, além de terem refletido sobre suas próprias identidades docentes. Para tal, este estudo alinha-se à perspectiva da
Linguística Aplicada Contemporânea (Signorini, 2006) e ao paradigma qualitativo-interpretativista de pesquisa (Denzin;
Lincoln, 2006). A análise dos dados se deu microdiscursivamente através do Sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005), um desdobramento da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994). Para as participantes, as práticas escolares pautadas pela visão mercadológica de ensino influenciam suas percepções de seus alunos/as e de si, afetando a (re/co)construção identitária de discentes e docentes. Com isso, entende-se que as identidades são dinâmicas, porque estamos sempre mudando, o que acaba por modificar o outro, ressignificando-o e a nós mesmos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |