$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: NÓS, PROFESSORES: CONVERSAS EXPLORATÓRIAS E EMOCIONADAS SOBRE TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS À LUZ DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Autor: ATOS EDWIN PEREIRA DA SILVA LUCAS
VITOR AZEVEDO ABOU MOURAD
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 69278
Catalogação:  05/02/2025 Liberação: 25/02/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69278&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69278

Resumo:
Este artigo busca investigar como dois professores-amigos no início de suas caminhadas profissionais reconstroem discursivamente e entendem as emoções que perpassaram suas formações e atravessam sua prática docente. Para isso, recorremos aos conceitos teóricos da Linguística Aplicada Contemporânea, com apoio nos estudos das emoções e no Sistema de Avaliatividade, com enfoque no Subsistema Atitude e no domínio do Afeto. Os dados analisados foram construídos a partir de conversas exploratórias realizadas entre os autores-participantes. Por meio delas, pode-se perceber o predomínio do Afeto de insegurança em relação à escolha pela licenciatura e ao início do curso, mas também do Afeto de satisfação quando tratamos diretamente do espaço, na formação inicial, para refletir sobre suas emoções. Os dados também levam ao entendimento da relevância da Prática Exploratória na formação de professores e como ela nos possibilitou enxergar e acolher nossas emoções, de forma a utilizá-las como força propulsora no processo de ensino-aprendizagem.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui