XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MEDOS E FRUSTRAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE: OLHARES PERFORMATIVOS E CRÍTICO-REFLEXIVOS Autor: EMANUELLE DE SOUZA FONSECA SOUZA
RENAN SILVA DA PIEDADE
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 69275
Catalogação: 05/02/2025 Liberação: 25/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69275&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69275
Resumo:
Título: MEDOS E FRUSTRAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE: OLHARES PERFORMATIVOS E CRÍTICO-REFLEXIVOS Autor: EMANUELLE DE SOUZA FONSECA SOUZA
Nº do Conteudo: 69275
Catalogação: 05/02/2025 Liberação: 25/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69275&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69275
Resumo:
Este artigo tem como foco demarcar a importância de
ouvir atentamente e refletir sobre o que licenciandos sentem/têm
a dizer acerca de suas experiências formativas. Para isso, por um
viés qualitativo de pesquisa (Denzin, 2016), analisamos uma
conversa exploratória (Miller, 2013), gerada com Josiele –
licencianda de letras (português/inglês) de uma universidade
privada localizada no Rio de Janeiro – ao contar sobre medos e
frustrações em seu processo de formação docente. Nessa análise,
investigamos as marcas linguísticas avaliativas (Thompson;
Alba-Juez, 2014), a partir do Sistema de Avaliatividade (Martin;
White, 2005), tendo em conta a construção das emoções (Rezende; Coelho, 2010) nos discursos em questão. Em meio a produções linguísticas de insatisfação, insegurança, incapacidade e inferiorização, compreendemos que uma condição básica para a formação docente crítica é a liberdade de expressão como mote central, fomentada a partir do diálogo horizontal e acolhedor
durante a jornada formativa.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |