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Título: MEDOS E FRUSTRAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE: OLHARES PERFORMATIVOS E CRÍTICO-REFLEXIVOS
Autor: EMANUELLE DE SOUZA FONSECA SOUZA
RENAN SILVA DA PIEDADE
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 69275
Catalogação:  05/02/2025 Liberação: 25/02/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69275&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69275

Resumo:
Este artigo tem como foco demarcar a importância de ouvir atentamente e refletir sobre o que licenciandos sentem/têm a dizer acerca de suas experiências formativas. Para isso, por um viés qualitativo de pesquisa (Denzin, 2016), analisamos uma conversa exploratória (Miller, 2013), gerada com Josiele – licencianda de letras (português/inglês) de uma universidade privada localizada no Rio de Janeiro – ao contar sobre medos e frustrações em seu processo de formação docente. Nessa análise, investigamos as marcas linguísticas avaliativas (Thompson; Alba-Juez, 2014), a partir do Sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005), tendo em conta a construção das emoções (Rezende; Coelho, 2010) nos discursos em questão. Em meio a produções linguísticas de insatisfação, insegurança, incapacidade e inferiorização, compreendemos que uma condição básica para a formação docente crítica é a liberdade de expressão como mote central, fomentada a partir do diálogo horizontal e acolhedor durante a jornada formativa.

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