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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: POR QUE ALGUÉM IRIA QUERER SER PROFESSOR? UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS EMOÇÕES E DOS ESTIGMAS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE Autor: DHARVIND ANACLETO AGUIAR
EMANUELLE DE SOUZA FONSECA SOUZA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 69268
Catalogação: 05/02/2025 Liberação: 25/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69268&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69268
Resumo:
Título: POR QUE ALGUÉM IRIA QUERER SER PROFESSOR? UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS EMOÇÕES E DOS ESTIGMAS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE Autor: DHARVIND ANACLETO AGUIAR
Nº do Conteudo: 69268
Catalogação: 05/02/2025 Liberação: 25/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69268&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69268
Resumo:
O presente artigo busca refletir sobre como a desvalorização e a estigmatização da profissão de professor
levam ao desinteresse pela carreira. Partindo desse contexto, pretendemos compreender como esse desprestígio docente se
configura discursivamente na conversa entre dois professores de português sobre suas experiências. Para tanto, apresentamos uma discussão que relaciona a valorização docente (Monteiro; Vaz; Mota, 2022; Masson, 2016) com os estudos sobre estigmas
(Goffman, 2004), com a micropolítica das emoções (Rezende; Coelho, 2010), assim como, utilizaremos o Sistema de
Avaliatividade (Martin; White, 2005), desdobramento da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), que nos
auxiliará a realizar nossa análise microdiscursiva. Inserimos esta pesquisa no paradigma qualitativo-interpretativista de pesquisa
(Denzin; Lincoln, 2006), que busca criar entendimentos sobre a vida social. Os entendimentos finais sugerem que o desprestígio
e o estigma criados não apenas afetam a percepção da sociedade sobre a profissão, mas também influenciam diretamente as
emoções dos próprios professores.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |