$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: NEOLIBERALISMO E DEMOCRACIA NA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA: A ASCENSÃO INTERNACIONAL DO BRASIL NA AGENDA DE MUDANÇAS DO CLIMA
Autor: SERGIO BRITTO LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALEXANDRA DE MELLO E SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69213
Catalogação:  03/02/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69213&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69213

Resumo:
A presente pesquisa discute a inserção brasileira no regime internacional de mudanças do clima por meio de uma perspectiva que destaca a instrumentalização e a marginalização de grupos internos da agenda de política externa. O objetivo central é apontar as contradições existentes no processo de formulação de política externa do país, originados, em última análise, na manutenção, ao longo da história, de um “déficit democrático” do Itamaraty, mesmo após o fim do período da ditadura militar. Argumenta-se que a aproximação do Ministério de Relações Exteriores a grupos internos se basearia em uma participação errática das forças sociais, uma vez que seriam incentivadas apenas aquelas interações que pudessem corroborar a posição oficial previamente decidida. A presente monografia evidencia, portanto, que a estratégia brasileira de ascensão internacional no regime de mudanças do clima pode ser dificultada por conta da atuação, no plano doméstico, de grupos sociais como as elites agrárias, que, apesar de alijados do processo de formulação de política externa, detêm grande influência sobre a política nacional, dada sua conexão eleitoral com seus representantes no Congresso Nacional.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui