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Coleção Digital

Avançada


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Título: A POLÍTICA DA MÚSICA: BOB DYLAN E A GUERRA DO VIETNÃ
Autor: GUSTAVO ABDALLA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS FREDERICO PEREIRA DA SILVA GAMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69151
Catalogação:  14/01/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69151&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69151

Resumo:
O presente estudo objetivou analisar o movimento antiguerra nos Estados Unidos na década de 1960 com foco na música, mais especificamente na música de Bob Dylan. Apesar da potência capitalista estar em extrema superioridade em relação ao seu adversário, o Vietnã, os Estados Unidos saíram derrotados do conflito. Os motivos dessa derrota não esperada são abordados com foco no papel da arte engajada de Dylan, um dos motores dos movimentos antiguerra no país. Com análise de canções e acontecimentos, chega-se a uma relação tripolar que explica a importância da música de Bob Dylan para o término da Guerra do Vietnã como ocorrido.

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