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Coleção Digital

Avançada


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Título: 007: O AGENTE A SERVIÇO DA GUERRA FRIA
Autor: LUCAS GRACA LINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CLAUDIO ANDRES TELLEZ ZEPEDA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69143
Catalogação:  14/01/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69143&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69143

Resumo:
A presente pesquisa discute como os discursos dos produtos cinematográficos estão diretamente relacionados com o contexto histórico e político de sua produção. Por meio do estudo de três filmes de James Bond da década de 60, são analisadas as diferentes e emblemáticas maneiras de como estes apresentam e reafirmam as ideologias dominantes da política governamental do eixo norteatlântico durante a Guerra Fria. A partir das premissas essenciais do Pós-estruturalismo, influenciadas pela Virada Estética, a monografia busca fazer o paralelo entre a história norte-americana durante a Guerra Fria e a importância da cultura no momento, para ver como a identidade nacional foi representada através dos filmes de Bond e de três principais elementos (a tecnologia, o exotismo e a caracterização dos vilões). As ideias de missão civilizatória, american exceptionalism e luta contra o comunismo transportam-se para as telas do cinema e conseguem uma aprovação de um público global, que passa a ver Bond como o herói, em contraposição aos soviéticos, sempre enganados, seduzidos, perdedores. Assim, pretende-se reforçar a importância da arte e da cultura na formulação da política externa dos EUA.

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