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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: VOZES DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO Autor: JESSICA CASTRO NOGUEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZENA WINONA EISENBERG - ORIENTADOR
JANETE TEXEIRA DE LYRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69131
Catalogação: 13/01/2025 Liberação: 13/01/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69131&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69131&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69131
Resumo:
Título: VOZES DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO Autor: JESSICA CASTRO NOGUEIRA
JANETE TEXEIRA DE LYRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69131
Catalogação: 13/01/2025 Liberação: 13/01/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69131&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69131&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69131
Resumo:
No ano de 2020, a população mundial foi surpreendida por um novo vírus
que desencadeou uma série de mudanças na vida de todos. Devido ao coronavírus,
escolas e diversos estabelecimentos foram fechados. Com isso, milhares de
crianças deixaram de frequentar a escola e, principalmente, aquelas que estavam
no começo da aprendizagem de leitura e escrita, tiveram sua escolarização
gravemente afetada. Esta tese traz uma pesquisa qualitativa que investiga o
processo de alfabetização ocorrido durante o período da pandemia do covid-19.
Trata-se de um estudo de caso de uma escola municipal do Rio de Janeiro, onde
foram entrevistadas: 5 professoras que atuaram em classes de alfabetização no ano
de 2020 ou que receberam alunos advindos desta etapa nos anos de 2021 e 2022,
25 crianças do 3º e 4º ano e 16 responsáveis. As entrevistas foram individuais com
os adultos e coletivas com as crianças, e todas foram transcritas, codificadas e
analisadas com o software Atlas Ti. Os resultados mostram que as professoras
viram dificuldades na adaptação das crianças à cultura escolar, defasagem da
aprendizagem e dificuldades em habilidades que somente através da escolarização
poderiam ser adquiridas. As professoras indicaram também a importância da
família no processo de retorno ao ensino presencial. Por meio das entrevistas com
as crianças, verificamos que a mediação das tarefas ficava sob responsabilidade,
principalmente, das mães. Dentre o repertório diverso de atividades realizadas
pelas crianças, houve, contudo, um maior destaque para atividades tradicionais -
cópias de textos e o trabalho com palavras e sílabas. Já as crianças falaram sobre
uma alta carga de tarefas para serem realizadas, algo que se tornou um obstáculo
devido ao outro problema indicado por elas: a dificuldade em se comunicar com
as professoras. Também sinalizaram a importância da escola para a aprendizagem
e socialização, mencionando a saudade dos amigos e das atividades escolares. Por
último, nas entrevistas com os responsáveis, vimos que utilizaram variedade de
recursos na tentativa de auxiliar as crianças em sua aprendizagem, destacando-se:
a impressão das atividades enviadas pela escola, o uso da apostila da rede, a
participação nas aulas remotas, atividades enviadas pelo WhatsApp e aulas pelo
programa disponibilizado pelo município, o Rioeduca na TV. Os responsáveis
destacaram aspectos positivos e negativos do ensino remoto, ressaltando a
importância do papel do professor e da seleção adequada de materiais, além da
importância da interação presencial. Em suma, este estudo evidencia a
necessidade de estratégias educacionais mais eficazes e inclusivas para enfrentar
crises futuras, reforçando o papel insubstituível da escola e do professor no
processo de alfabetização e desenvolvimento das crianças. É necessário que o
governo faça investimentos para termos, de fato, uma educação pública
democrática e de qualidade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |