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Título: VOZES DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO
Autor: JESSICA CASTRO NOGUEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ZENA WINONA EISENBERG - ORIENTADOR
JANETE TEXEIRA DE LYRA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 69131
Catalogação:  13/01/2025 Liberação: 13/01/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69131&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69131&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69131

Resumo:
No ano de 2020, a população mundial foi surpreendida por um novo vírus que desencadeou uma série de mudanças na vida de todos. Devido ao coronavírus, escolas e diversos estabelecimentos foram fechados. Com isso, milhares de crianças deixaram de frequentar a escola e, principalmente, aquelas que estavam no começo da aprendizagem de leitura e escrita, tiveram sua escolarização gravemente afetada. Esta tese traz uma pesquisa qualitativa que investiga o processo de alfabetização ocorrido durante o período da pandemia do covid-19. Trata-se de um estudo de caso de uma escola municipal do Rio de Janeiro, onde foram entrevistadas: 5 professoras que atuaram em classes de alfabetização no ano de 2020 ou que receberam alunos advindos desta etapa nos anos de 2021 e 2022, 25 crianças do 3º e 4º ano e 16 responsáveis. As entrevistas foram individuais com os adultos e coletivas com as crianças, e todas foram transcritas, codificadas e analisadas com o software Atlas Ti. Os resultados mostram que as professoras viram dificuldades na adaptação das crianças à cultura escolar, defasagem da aprendizagem e dificuldades em habilidades que somente através da escolarização poderiam ser adquiridas. As professoras indicaram também a importância da família no processo de retorno ao ensino presencial. Por meio das entrevistas com as crianças, verificamos que a mediação das tarefas ficava sob responsabilidade, principalmente, das mães. Dentre o repertório diverso de atividades realizadas pelas crianças, houve, contudo, um maior destaque para atividades tradicionais - cópias de textos e o trabalho com palavras e sílabas. Já as crianças falaram sobre uma alta carga de tarefas para serem realizadas, algo que se tornou um obstáculo devido ao outro problema indicado por elas: a dificuldade em se comunicar com as professoras. Também sinalizaram a importância da escola para a aprendizagem e socialização, mencionando a saudade dos amigos e das atividades escolares. Por último, nas entrevistas com os responsáveis, vimos que utilizaram variedade de recursos na tentativa de auxiliar as crianças em sua aprendizagem, destacando-se: a impressão das atividades enviadas pela escola, o uso da apostila da rede, a participação nas aulas remotas, atividades enviadas pelo WhatsApp e aulas pelo programa disponibilizado pelo município, o Rioeduca na TV. Os responsáveis destacaram aspectos positivos e negativos do ensino remoto, ressaltando a importância do papel do professor e da seleção adequada de materiais, além da importância da interação presencial. Em suma, este estudo evidencia a necessidade de estratégias educacionais mais eficazes e inclusivas para enfrentar crises futuras, reforçando o papel insubstituível da escola e do professor no processo de alfabetização e desenvolvimento das crianças. É necessário que o governo faça investimentos para termos, de fato, uma educação pública democrática e de qualidade.

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