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Título: MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO: ANÁLISE DE DESAFIOS E PROPOSTAS DE SOLUÇÕES PARA O CASO BRASILEIRO
Autor: NATALIA FERREIRA NUNES E NETTO
VICTOR COSENZA PAIVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RODRIGO GOYANNES GUSMAO CAIADO - ORIENTADOR
FELIPE SANTOS DUTRA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 69055
Catalogação:  10/01/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69055&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69055

Resumo:
A mobilidade sustentável é essencial para mitigar as emissões de gases de efeito estufa, especialmente em países em desenvolvimento, onde o setor de transporte é um dos maiores responsáveis pelas emissões. No Brasil, a forte dependência de combustíveis fósseis e a ausência de infraestrutura de recarga dificultam a transição para veículos elétricos (VEs), apesar de seu potencial para promover sustentabilidade urbana e atender às metas globais ambientais. Embora a eletrificação do transporte seja amplamente estudada em países desenvolvidos, existe uma lacuna significativa na literatura sobre os desafios enfrentados em mercados emergentes, que incluem barreiras econômicas, culturais, tecnológicas e regulatórias. Além disso, há uma necessidade de estratégias adaptadas às condições locais para superar essas dificuldades e fomentar a adoção de VEs. Este trabalho analisa os desafios da mobilidade elétrica no Brasil e propõe um framework conceitual que serve de guia para empresas e formuladores de políticas na implementação de soluções práticas para uma transição eficaz à mobilidade sustentável. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso com três empresas automotivas atuantes no mercado brasileiro, utilizando entrevistas semiestruturadas, análise documental e revisão de literatura para identificar barreiras e estratégias. O framework CIMO (Contexto, Intervenção, Mecanismos e Resultados) foi adotado para estruturar a análise e propor soluções concretas. Os resultados evidenciaram que os principais desafios incluem o alto custo inicial dos VEs, a falta de infraestrutura de recarga adequada e a resistência cultural à tecnologia. Entre as estratégias identificadas para superar essas barreiras estão parcerias público-privadas, campanhas de conscientização, inovação em tecnologias de baterias e ajustes nos modelos de negócios. O framework desenvolvido integra cinco pilares principais: incentivos governamentais, desenvolvimento de infraestrutura, educação e conscientização, capacitação na cadeia de suprimentos e adaptação de modelos de negócios. Este estudo contribui para a literatura ao preencher lacunas sobre a adoção de VEs em mercados emergentes, oferecendo uma estrutura prática e replicável que conecta desafios locais a soluções estratégicas. Na prática, fornece insights valiosos para gestores empresariais e formuladores de políticas, destacando a importância de políticas públicas alinhadas, colaboração intersetorial e estratégias de inovação para impulsionar a mobilidade elétrica no Brasil e em outros mercados em desenvolvimento.

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