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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO: ANÁLISE DE DESAFIOS E PROPOSTAS DE SOLUÇÕES PARA O CASO BRASILEIRO Autor: NATALIA FERREIRA NUNES E NETTO
VICTOR COSENZA PAIVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RODRIGO GOYANNES GUSMAO CAIADO - ORIENTADOR
FELIPE SANTOS DUTRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69055
Catalogação: 10/01/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69055&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69055
Resumo:
Título: MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO: ANÁLISE DE DESAFIOS E PROPOSTAS DE SOLUÇÕES PARA O CASO BRASILEIRO Autor: NATALIA FERREIRA NUNES E NETTO
FELIPE SANTOS DUTRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69055
Catalogação: 10/01/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69055&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69055
Resumo:
A mobilidade sustentável é essencial para mitigar as emissões de gases de efeito estufa,
especialmente em países em desenvolvimento, onde o setor de transporte é um dos maiores
responsáveis pelas emissões. No Brasil, a forte dependência de combustíveis fósseis e a
ausência de infraestrutura de recarga dificultam a transição para veículos elétricos (VEs),
apesar de seu potencial para promover sustentabilidade urbana e atender às metas globais
ambientais. Embora a eletrificação do transporte seja amplamente estudada em países
desenvolvidos, existe uma lacuna significativa na literatura sobre os desafios enfrentados em
mercados emergentes, que incluem barreiras econômicas, culturais, tecnológicas e regulatórias.
Além disso, há uma necessidade de estratégias adaptadas às condições locais para superar essas
dificuldades e fomentar a adoção de VEs.
Este trabalho analisa os desafios da mobilidade elétrica no Brasil e propõe um framework
conceitual que serve de guia para empresas e formuladores de políticas na implementação de
soluções práticas para uma transição eficaz à mobilidade sustentável. A pesquisa foi realizada
por meio de um estudo de caso com três empresas automotivas atuantes no mercado brasileiro,
utilizando entrevistas semiestruturadas, análise documental e revisão de literatura para
identificar barreiras e estratégias. O framework CIMO (Contexto, Intervenção, Mecanismos e
Resultados) foi adotado para estruturar a análise e propor soluções concretas.
Os resultados evidenciaram que os principais desafios incluem o alto custo inicial dos VEs, a
falta de infraestrutura de recarga adequada e a resistência cultural à tecnologia. Entre as
estratégias identificadas para superar essas barreiras estão parcerias público-privadas,
campanhas de conscientização, inovação em tecnologias de baterias e ajustes nos modelos de
negócios. O framework desenvolvido integra cinco pilares principais: incentivos
governamentais, desenvolvimento de infraestrutura, educação e conscientização, capacitação
na cadeia de suprimentos e adaptação de modelos de negócios.
Este estudo contribui para a literatura ao preencher lacunas sobre a adoção de VEs em mercados
emergentes, oferecendo uma estrutura prática e replicável que conecta desafios locais a
soluções estratégicas. Na prática, fornece insights valiosos para gestores empresariais e
formuladores de políticas, destacando a importância de políticas públicas alinhadas,
colaboração intersetorial e estratégias de inovação para impulsionar a mobilidade elétrica no
Brasil e em outros mercados em desenvolvimento.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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