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Título: A MEDICINA NÃO É UM LUGAR PARA ELES: TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Autor: THAIS KRISTOSCH IMPERATORI
JOAZE BERNARDINO COSTA
ARIANE MIGUEL PEREIRA DE AZEVEDO
ELISSA CORREIA DE ASSUNCAO SOARES
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 68904
Catalogação:  20/12/2024 Liberação: 07/01/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68904&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68904&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.68904

Resumo:
Este artigo analisa trajetórias acadêmicas de estudantes com deficiência no curso de medicina da Universidade de Brasília. A pesquisa possui caráter qualitativo e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro universitários com deficiência. Com base nas vivências, discorremos sobre as condições de ingresso e de permanência desses discentes. Os relatos explicitam diversas barreiras no cotidiano universitário e a importância da rede de apoio de familiares, professores e colegas. Conclui-se que a implementação das cotas nos processos seletivos deve ser acompanhada por outras ações que visem a eliminação de barreiras arquitetônicas, nos transportes, pedagógicas e atitudinais.

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