$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: A PARTIR DO MOMENTO QUE EU VI QUE NÃO ESTAVA SOZINHA QUE EU CONSEGUI AVANÇAR: COLETIVOS DE MÃES UNIVERSITÁRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SOB AS NARRATIVAS DE SUAS FUNDADORAS
Autor: JULIANA MARCIA SANTOS SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDREIA CLAPP SALVADOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68836
Catalogação:  17/12/2024 Liberação: 17/12/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68836&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68836&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68836

Resumo:
Os coletivos enquanto modelo de mobilização social já se apresentam ao longo da história do Brasil e do mundo, contudo vem crescendo exponencialmente entre os jovens universitários desde as manifestações de junho de 2013. Os coletivos de mães universitárias dão novo formato aos debates acerca dos direitos das mulheres-mães na universidade, especialmente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde encontramos os números mais expressivos destes coletivos. Sendo assim, o objetivo desta tese foi analisar a constituição dos Coletivos de Mães Universitárias no estado do Rio de Janeiro e o processo de adesão das ativistas que fundam esses coletivos. Além disso, identificamos as principaispautas dos coletivos de mães universitárias no Rio de Janeiro bem como asestratégias estabelecidas pelos coletivos para efetivação de seus objetivos. Pudemos compreender a gênese e a constituição dos coletivos de mães universitárias do estado do Rio de Janeiro, identificar as razões das estudantes para participarem destes coletivos e identificar as principais lideranças e protagonistas da fase de formação dos coletivos. Para isso, mapeamos os referidos coletivos e produzimos um mapa interativo, além de realizarmos entrevistas semiestruturadas com as ativistas fundadoras, que deram profundidade às narrativas apresentadas e identificaram as pautas, estratégias, conexões e as origens dos sete coletivos do Rio de Janeiro. Compreendemos que as mães figuram como estudantes não tradicionais e que, por isso, constituem redes de apoio internas e externas, nas quais o coletivo de mães se insere. Além disso, constatou-se que, embora os coletivos de mães universitárias possuam demandas semelhantes, seus modos de organização e suas estratégias são altamente responsivos ao seu contexto e às alianças que estabelecem entre as própriasativistas, docentes, gestores, outros coletivos e instituições. Todavia, todos os coletivos utilizam ativamente as redes sociais, característica que se torna ainda mais evidente durante o período pandêmico. Assim, os coletivos de mães universitárias já apresentam os primeiros resultados de suas atuações tanto nos seus contextos locais quanto no cenário nacional.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui