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Título: DAS CINZAS DO CATIVEIRO À FORJA DO SABER: EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO PÓS-ABOLIÇÃO
Autor: KAROLAYNNE ROBERTA DOS S FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68798
Catalogação:  12/12/2024 Liberação: 12/12/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68798&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68798

Resumo:
Este trabalho tem como proposta analisar em profundidade as experiências de letramento da população negra no período pós-abolição. São examinadas as legislações que restringiam o acesso dos escravizados à educação antes do considerado marco da emancipação, em 13 de maio de 1888, bem como as vivências dos recém-libertos após o referido marco, que, além de lutar pela garantia da alfabetização, enfrentaram barreiras para se inserir no mercado de trabalho. Sob a perspectiva que reconhece os escravizados e libertos como sujeitos ativos e nocivos aos desdobramentos, o estudo observa as estratégias de resistência adotadas contra as imposições da ordem vigente no período analisado.

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