$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MEMEFICANDO NA PANDEMIA: O USO DE MEMES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Autor: ESTHER SANTOS S M DO NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68756
Catalogação:  11/12/2024 Liberação: 11/12/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68756&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68756

Resumo:
A implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação se intensificaram, principalmente como ferramentas de ensino, a partir da pandemia da Covid-19 e o subsequente afastamento das salas de aula nas escolas. Em razão disso, a linguagem digital dos memes foi usada como alternativa pedagógica para engajar a participação dos alunos neste momento instável. Por meio de uma análise quantitativa-qualitativa feita mediante um formulário com profissionais da educação, estudantes do curso de História e pessoas da sociedade civil, a observação da experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica em 2020 e dos dados coletados da página História no Paint no Instagram, o presente trabalho procurou compreender como o uso de memes enquanto ferramentas pedagógicas ocorreu no campo do Ensino de História durante os anos da pandemia de Covid-19. A resolução encontrada indica a legitimidade deles enquanto ferramentas didáticas multirreferenciais, uma vez que auxiliam na compreensão criativa, fácil e contextualizada dos conceitos históricos. A contribuição desta pesquisa para a História, principalmente para o campo da História Digital, está na proposição de novas perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem com a cooperação das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui