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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MEMEFICANDO NA PANDEMIA: O USO DE MEMES NO ENSINO DE HISTÓRIA Autor: ESTHER SANTOS S M DO NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68756
Catalogação: 11/12/2024 Liberação: 11/12/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68756&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68756
Resumo:
Título: MEMEFICANDO NA PANDEMIA: O USO DE MEMES NO ENSINO DE HISTÓRIA Autor: ESTHER SANTOS S M DO NASCIMENTO
Nº do Conteudo: 68756
Catalogação: 11/12/2024 Liberação: 11/12/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68756&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68756
Resumo:
A implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação se
intensificaram, principalmente como ferramentas de ensino, a partir da pandemia
da Covid-19 e o subsequente afastamento das salas de aula nas escolas. Em razão
disso, a linguagem digital dos memes foi usada como alternativa pedagógica para
engajar a participação dos alunos neste momento instável. Por meio de uma
análise quantitativa-qualitativa feita mediante um formulário com profissionais da
educação, estudantes do curso de História e pessoas da sociedade civil, a
observação da experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica em
2020 e dos dados coletados da página História no Paint no Instagram, o presente
trabalho procurou compreender como o uso de memes enquanto ferramentas
pedagógicas ocorreu no campo do Ensino de História durante os anos da
pandemia de Covid-19. A resolução encontrada indica a legitimidade deles
enquanto ferramentas didáticas multirreferenciais, uma vez que auxiliam na
compreensão criativa, fácil e contextualizada dos conceitos históricos. A
contribuição desta pesquisa para a História, principalmente para o campo da
História Digital, está na proposição de novas perspectivas para o processo de
ensino-aprendizagem com a cooperação das Tecnologias de Informação e
Comunicação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |