$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: CONTRA O NEGACIONISMO: ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE CHARGES
Autor: FABIO DA SILVA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68716
Catalogação:  09/12/2024 Liberação: 09/12/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68716&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68716&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68716

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo compreender a gênese da desinformação e do negacionismo, e o crescimento deste fenômeno a partir do advento da era da informação e da expansão das redes, bem como seus impactos no Ensino de História, discutindo possibilidades de Ensino de História através de charges, com destaque para as de Belmonte. A problemática é pertinente, porque, nesta era da informação e das redes, o elemento imagético é predominante no processo de comunicação. Contudo, no de ensino, as imagens ainda tendem a ser utilizadas como ilustração ou reforço, não como fontes históricas ou elemento direcionador da aprendizagem. Assim, buscamos compreender o fenômeno da desinformação e do negacionismo, o modo como os estudantes leem e analisam imagens, sobretudo charges, e pensar de que forma podemos propor um ensino atrativo e atual através delas. Utilizando a metodologia da aula-oficina de Isabel Barca, buscou-se a construção de sequências didáticas sobre os temas relativos a Segunda Guerra Mundial em consonância com o programa da BNCC para o 9º ano do ensino fundamental como produto desta pesquisa. Considerou-se, ao fim da pesquisa que, em um mundo conectado e visualmente atraente, a educação deve buscar ser também visual e a educação midiática deve ser transversal nesse processo, pois possibilita ao estudante adquirir habilidades e competências fundamentais para desenvolver seu senso crítico e não servir de replicador de desinformação e propagador de negacionismos, sendo eles protagonistas de seu aprendizado e não meros receptores de informação e conhecimento, mas, acima de tudo, sujeitos do processo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui