$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC | MARC |



Título: COMPORTAMENTO MECÂNICO DE ESTRUTURAS ULTRALEVES DE BAMBU COM LIGAÇÕES FLEXÍVEIS SOB CARREGAMENTOS DE CURTA E LONGA DURAÇÃO
Autor: MARIO AUGUSTO SEIXAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIEL CARLOS TAISSUM CARDOSO - ORIENTADOR
LUIS EUSTAQUIO MOREIRA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 68688
Catalogação:  02/12/2024 Liberação: 16/10/2025 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68688&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68688&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68688

Resumo:
Estruturas ultraleves de bambu com ligações flexíveis são um desenvolvimento inovador comprometido com a sustentabilidade na Engenharia Civil. Um sistema construtivo autoportante utilizando colmos de bambu conectados por cabos têxteis e biocompósitos foi projetado, fabricado e analisado no escopo desta tese. Um programa experimental multi-escala, considerando os níveis material, elemento, ligação e sistema estrutural, foi realizado da seguinte forma: (1) a anatomia do colmo de bambu foi analisada por meio de Microscopia Óptica e Processamento Digital de Imagens de modo a selecionar a sua porção mais representativa, (2) as propriedades elásticas do bambu e dos cabos têxteis foram investigadas através de ensaios estáticos de curta duração, (3) o comportamento à fluência de colmos de bambu sob cargas de flexão de longa duração foi estudado e descrito mediante um ensaio de 398 dias considerando diferentes níveis de carregamento, (4) o comportamento da principal ligação flexível foi descrito mecanicamente, e, por fim, (5) um protótipo experimental em escala 1:3 submetido a testes estáticos de 43 dias de duração permitiu prever o comportamento mecânico de pórticos autoportantes sob cargas simétricas e assimétricas até atingir o colapso. Um modelo computacional foi desenvolvido visando acompanhar o comportamento descrito pelo modelo físico. Os resultados demonstram o potencial do sistema construtivo para aplicação em estruturas de engenharia, fornecendo informações técnico-científicas para a disseminação das estruturas ultraleves de bambu na indústria da construção civil, mostrando seus pontos fortes, aspectos a serem corrigidos e recomendações para o seu aprimoramento e desenvolvimento futuro. O comportamento à fluência de vigas de bambu foi avaliado por meio de modelos viscoelásticos experimentais e analíticos. A principal ligação flexível proposta mostrou-se apropriada para o projeto de estruturas contemporâneas de bambu, evitando o uso do aço como material de união, adicionando o conceito de biodegradabilidade das ligações como uma questão urgente para estruturas de engenharia sustentáveis. A ligação desenvolvida pode ser dimensionada e controlada a partir de deslocamentos aplicados aos cabos têxteis. O protótipo testado mostrou que a estrutura ultraleve de bambu suporta cargas estáticas 7 vezes maiores que o seu peso próprio em serviço, demonstrando um comportamento não-linear estável e simétrico apesar dos grandes deslocamentos observados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui