$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: HABILIDADES LINGUÍSTICAS DE CRIANÇAS NO PROCESSAMENTO DE ESTRUTURAS DE ALTO CUSTO: POSSÍVEIS EFEITOS DO FECHAMENTO DE ESCOLAS NA PANDEMIA COVID-19
Autor: JULIANNA BREIA MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LETICIA MARIA SICURO CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68683
Catalogação:  02/12/2024 Liberação: 02/12/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68683&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68683&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68683

Resumo:
Este estudo investiga as habilidades linguísticas de crianças no processamento de estruturas linguísticas de alto custo. Foca-se nos possíveis efeitos do fechamento das escolas em decorrência da pandemia COVID-19 no desempenho de tarefas que envolvam estruturas de alto custo de processamento. Compara o desempenho linguístico de crianças de uma escola da rede pública de ensino do Rio de Janeiro em dois momentos: imediatamente após a reabertura das escolas, em 2022, após seu fechamento em decorrência da pandemia COVID-19 e um ano após a flexibilização do isolamento social, em 2023. Foram testados 100 escolares, com idade média de 9,5 anos e 8,8 anos, sem diagnóstico anterior de problemas de linguagem, por meio do módulo sintático da bateria MABILIN (Módulos de Avaliação de Habilidades Linguísticas), com vistas ao rastreio de dificuldades de linguagem, como as sugestivas do TDL (Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem). No ano de 2022, das crianças testadas, 35,47 por cento apresentaram algum grau de dificuldade na compreensão das estruturas do MABILIN 1. Em contrapartida, em 2023, do total de crianças que apresentaram dificuldades em 2022, 61,1 por cento (22) não apresentaram mais dificuldades em 2023. Portanto, conclui-se ser possível que a pandemia COVID-19 tenha promovido dificuldades no desenvolvimento de habilidades linguísticas em escolares, embora não haja evidências claras de aumento da incidência de TDL.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui