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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES Autor: RAPHAEL MARTINS GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68640
Catalogação: 21/11/2024 Liberação: 02/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68640
Resumo:
Título: OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES Autor: RAPHAEL MARTINS GOMES
Nº do Conteudo: 68640
Catalogação: 21/11/2024 Liberação: 02/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68640
Resumo:
Esta dissertação de mestrado tem como objeto de investigação as práticas
pedagógicas de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino
Fundamental de forma a superar as práticas tradicionais hegemônicas. A partir de
uma investigação qualitativa utilizando recursos inspirados na metodologia história
de vida, foram realizadas entrevistas com quatro professores polivalentes que atuam
nos anos iniciais do Ensino Fundamental e lecionam matemática com práticas não
tradicionais. O objetivo principal da investigação foi entender de que forma suas
trajetórias pessoais, formativas e profissionais foram atravessadas pelo ensino de
matemática e de que maneira essas trajetórias transformaram suas práticas docentes.
Em diálogo com autores como Nóvoa, Goodson, Candau e Boaler, os resultados da
pesquisa, dentro de suas limitações metodológicas, apontaram que a capacidade dos
professores entrevistados de romper com as práticas ditas tradicionais e apresentar
práticas docentes insurgentes está ligada a sua atuação como professor pesquisador,
evidenciando o caráter reflexivo de sua prática. Dessa forma, o rompimento com as
práticas tradicionais está conectado com o fato desses professores não serem
especialistas em matemática, mas sim conhecedores da profissão docente.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |