$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES
Autor: RAPHAEL MARTINS GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68640
Catalogação:  21/11/2024 Liberação: 02/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68640

Resumo:
Esta dissertação de mestrado tem como objeto de investigação as práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de forma a superar as práticas tradicionais hegemônicas. A partir de uma investigação qualitativa utilizando recursos inspirados na metodologia história de vida, foram realizadas entrevistas com quatro professores polivalentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e lecionam matemática com práticas não tradicionais. O objetivo principal da investigação foi entender de que forma suas trajetórias pessoais, formativas e profissionais foram atravessadas pelo ensino de matemática e de que maneira essas trajetórias transformaram suas práticas docentes. Em diálogo com autores como Nóvoa, Goodson, Candau e Boaler, os resultados da pesquisa, dentro de suas limitações metodológicas, apontaram que a capacidade dos professores entrevistados de romper com as práticas ditas tradicionais e apresentar práticas docentes insurgentes está ligada a sua atuação como professor pesquisador, evidenciando o caráter reflexivo de sua prática. Dessa forma, o rompimento com as práticas tradicionais está conectado com o fato desses professores não serem especialistas em matemática, mas sim conhecedores da profissão docente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui