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Título: OS APARTAMENTOS CONJUGADOS DE COPACABANA: CINEMA, ARQUITETURA E CIDADE
Autor: ANA MEROPE CAMPANELLA DE S CHAVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA LUIZA DE SOUZA NOBRE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68618
Catalogação:  13/11/2024 Liberação: 13/11/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68618&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68618&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68618

Resumo:
A pesquisa parte do encontro entre cinema e cidade, utilizando Copacabana como estudo de caso para compreender as contribuições da linguagem cinematográfica para a análise urbana. A leitura da cidade, complexa e contraditória, muitas vezes é simplificada por métodos de análise funcionalista. Assim, esta pesquisa busca atribuir novos significados aos materiais fílmicos, conferindo-lhes o status de arquivo e utilizando-os como fontes de análise para refletir como o cinema influencia as percepções sobre a cidade e revela as dinâmicas do espaço construído. Ao analisar uma filmografia de Copacabana, é possível identificar os apartamentos conjugados como estruturas visuais que se repetem no imaginário dessa localidade, não apenas como cenários, mas como personagens com suas próprias narrativas. Portanto, a partir das obras cinematográficas a partir das obras cinematográficas Tati, a garota (1973) e Amor Bandido (1979) de Bruno Barreto, Vai Trabalhar Vagabundo (1973) de Hugo Carvana, Edifício Master (2002) de Eduardo Coutinho e Galeria Alaska (1979) de José Joffily, todas ambientadas nos apartamentos conjugados de Copacabana, busca-se captar lampejos visuais que conduzam a uma leitura polifônica do bairro. Por meio de um processo de montagem-desmontagem-remontagem, entrelaçam-se narrativas fílmicas e arquivos de diversas origens, explorando questões que surgem do choque das variadas visões de Copacabana.

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