$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ANÁLISE DO IMPACTO EROSIVO EM PRAIAS URBANAS: ESTUDO DE CASO PRAIA DE PIRATININGA NITERÓI/RJ
Autor: MARIA BEATRIZ DA COSTA MATTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO ROBERTO VENTURA DIAS DE MATTOS BEZERRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68493
Catalogação:  28/10/2024 Liberação: 04/11/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68493&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68493&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68493

Resumo:
Esta dissertação investiga sobre as causas e efeitos da erosão em praias urbanas, e como estão sendo tratadas as intervenções costeiras, dado os prognósticos advindos das mudanças climáticas, tendo como estudo de caso a praia de Piratininga em Niterói/RJ. Ao longo do estudo são discutidos aspectos ambientais, como morfodinâmica costeira e seus impactos, que devem ser considerados em intervenções urbanas e programas de gestão costeira, o que o torna relevante, considerando que o fenômeno de adensamento urbano é global e crescente, muito mais sentido nas zonas costeiras. A alta densidade populacional e a diversidade de habitats marinhos e terrestres, associados a diversos interesses sociais e econômicos, gera uma disputa dos espaços costeiros, fazendo que a perda desse território, devido ao recuo da linha de costa, seja um problema relevante. As praias urbanas vêm apresentando degradação ambiental crescente, o que pode agravar os problemas mais evidentes como a erosão costeira. A erosão das praias é um impacto negativo que ocorre mundialmente e inúmeras causas podem ser atribuídas, sejam elas por fatores naturais ou antrópicos na zona costeira. As praias urbanas brasileiras têm vários exemplos de erosão costeira severa e, nos casos de intervenções equivocadas, é notório que a intensificação de eventos extremos, incrementam a erosão costeira. O estudo de caso faz um diagnóstico com dados secundários dos aspectos ambientais importantes a serem considerados em projetos de intervenção a beira mar, de forma a respeitar a vulnerabilidade costeira e os indicadores devido às mudanças climáticas. Após a análise, os pontos mais sucetíveis à destruição são indicados para uma solução abordando os aspectos como tecnologia verde, soluções baseadas na natureza, além de mostrar tendências de adaptações à uma futura condição, como exemplos de resiliência urbana ambiental.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui