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Título: EXCLUSÃO ESCOLAR DA JUVENTUDE NEGRA NA CHEGADA AO ENSINO MÉDIO
Autor: ANTONIO GOMES DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68460
Catalogação:  24/10/2024 Liberação: 07/10/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68460&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68460&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68460

Resumo:
A escola discursa sobre as possibilidades ampliadas de ingresso dos jovens na Educação Básica. Entretanto, principalmente no Ensino Médio, o que chama a atenção é o número elevado dos que deixam de frequentar as aulas e não concluem a formação, bem como daqueles que a concluem de modo mais precário pelas reiteradas interrupções. Em uma escola da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, chamou a atenção o fato de que este afastamento da vida escolar no início do Ensino Médio chegava a números expressivos já no primeiro semestre do ano de ingresso, e que a maioria dos alunos desta escola era negra. Sendo, então, inegável a pertinência para a pergunta sobre as causas que conduziam ao problema, considerando que a educação é um direito humano, conforme expresso na Constituição do Brasil e previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A melhor resposta encontrada será aquela que assegure os direitos previstos, enfrentando o racismo, a pobreza, a violência e o abandono, causas geradoras de exclusão. O método utilizado nesta pesquisa compreende fragmentos da memória do pesquisador em sua trajetória como professor da escola mencionada, apoiado por revisão bibliográfica. A ideia de juventudes favorece a explicitação do que deve ser chamado de juventude negra. Do mesmo modo, o racismo, enquanto estruturante da sociedade brasileira, analisado isoladamente e na sua conjunção com o Ensino Médio, forma a base para a denominação do conceito de exclusão escolar.

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