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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EXCLUSÃO ESCOLAR DA JUVENTUDE NEGRA NA CHEGADA AO ENSINO MÉDIO Autor: ANTONIO GOMES DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68460
Catalogação: 24/10/2024 Liberação: 07/10/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68460&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68460&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68460
Resumo:
Formato DC | MARC |
Título: EXCLUSÃO ESCOLAR DA JUVENTUDE NEGRA NA CHEGADA AO ENSINO MÉDIO Autor: ANTONIO GOMES DOS SANTOS
Nº do Conteudo: 68460
Catalogação: 24/10/2024 Liberação: 07/10/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68460&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68460&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68460
Resumo:
A escola discursa sobre as possibilidades ampliadas de ingresso dos jovens
na Educação Básica. Entretanto, principalmente no Ensino Médio, o que chama a
atenção é o número elevado dos que deixam de frequentar as aulas e não
concluem a formação, bem como daqueles que a concluem de modo mais precário
pelas reiteradas interrupções. Em uma escola da Zona Oeste da cidade do Rio de
Janeiro, chamou a atenção o fato de que este afastamento da vida escolar no início
do Ensino Médio chegava a números expressivos já no primeiro semestre do ano
de ingresso, e que a maioria dos alunos desta escola era negra. Sendo, então,
inegável a pertinência para a pergunta sobre as causas que conduziam ao
problema, considerando que a educação é um direito humano, conforme expresso
na Constituição do Brasil e previsto na Declaração Universal dos Direitos
Humanos. A melhor resposta encontrada será aquela que assegure os direitos
previstos, enfrentando o racismo, a pobreza, a violência e o abandono, causas
geradoras de exclusão. O método utilizado nesta pesquisa compreende fragmentos
da memória do pesquisador em sua trajetória como professor da escola
mencionada, apoiado por revisão bibliográfica. A ideia de juventudes favorece a
explicitação do que deve ser chamado de juventude negra. Do mesmo modo, o
racismo, enquanto estruturante da sociedade brasileira, analisado isoladamente e
na sua conjunção com o Ensino Médio, forma a base para a denominação do
conceito de exclusão escolar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |