$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: UM DICIONÁRIO DE CONCEITOS RELACIONADOS À HISTÓRIA INDÍGENA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Autor: PEDRO HENRIQUE SASSONE CUPERTINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CRISLAYNE GLOSS MARAO ALFAGALI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68458
Catalogação:  24/10/2024 Liberação: 31/10/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68458&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68458&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68458

Resumo:
O caminho a ser percorrido pela Nova História indígena parece ser longo e sem fim. Por muito tempo, ou melhor, por séculos, os povos originários tiveram um lugar marginalizado na história, quando tinham um lugar. O resultado dessa construção histórica parece persistir até os dias atuais no Ensino de História. Ao ingressarem nos anos finais do ensino fundamental, os alunos chegam com uma visão construída acerca desses povos carregada de preconceitos, estereótipos e desinformações. Mesmo passada mais de uma década da promulgação da lei número 11.645, de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos públicos e privados do ensino fundamental e médio em todo país, a dificuldade em se romper com uma historiografia e um ensino pautado no Eurocentrismo é desafiadora. Foi visando superar tais perspectivas que esta dissertação propõe a elaboração de um dicionário de conceitos históricos relacionados à história indígena para o Ensino de História, com ênfase no sétimo ano do ensino fundamental, que possibilite redimensionar o papel dos indígenas nos processos históricos como protagonistas de sua própria história, assim como possa contribuir para uma história antirracista.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui