$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A MÚSICA SACRA DE HOJE E SEU DESENVOLVIMENTO TEOLÓGICO DE PIO X AOS DIAS ATUAIS
Autor: LEONARDO NUNES DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FABIO LUIZ DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68457
Catalogação:  24/10/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68457&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68457&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68457

Resumo:
A teologia da música sacra atual se desenvolveu no Magistério da Igreja, sobretudo, do Pontificado de Pio X, com o Motu Próprio Tra le sollecitudini, ao Concílio Vaticano II. Partindo de uma visão da Reforma Litúrgica Conciliar, vista como continuidade com o passado, a hermenêutica da continuidade de Bento XVI, apontamos para uma teologia da música sacra, que se pauta na renovação e, ao mesmo tempo, na conservação do patrimônio musical da Igreja. Por conseguinte, concluímos que a música sacra de hoje deve ter como princípios a participação ativa, a ministerialidade e a inculturação na língua vernácula, sem prescindir do canto gregoriano e da polifonia sacra como modelos estéticos e teológicos da música do Culto Divino.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui